Ferramentas
para Desenvolvimento Incremental de Interfaces de Software Educacionais
O artigo descreve a evolução de um ferramenta
de software educacional, projetada para fazer não-programadores
construírem ambientes de ensino ricos em conteúdo. A versão
1.0 foi um ambiente puramente dirigido pelo modelo, mas sua impopularidade
forçou os autores a construírem representações
de domínio antes de prototiparem as interfaces. A versão
2 usa um método GUI de desenvolvimento de interface cujo modelo
é desenvolvido incrementalmente quando necessário. Nesta
versão, aqui comentada, não há uma construção
terminada, mas uma construção que está agradando mais
e o artigo discute as duas naturezas de abordagens.
Referência: Dobson, D. Wolf e Riesbeck,
K. Cristopher - "Tolls for Incremental Development of Educational Software
Interfaces" - ACM CHI'98 - 1998 - pp. 384-391
-
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"The
Out Of Box Experience" - Lições aprendidas usando VRML 2.0
e seu conteúdo
Neste artigo, os autores comentam dificuldades, problemas
e dicas para se criar um ambiente de descobertas e interativo, um mundo
virtual usando a linguagem VRML. Leitura obrigatória para o uso
de VRML de forma extensiva.
Referência: Chen Sam, Myers
Rob, Passeto Rick, "The Out of Box Experience - Lessons Learned Criatin
Compelling VRML 2.0 Content" - Proceedings of the second symposium
on Virtual Reality modeling language, pp. 83-ff
Adaptando
Métodos de Projeto de Interface com o usuário para o Projeto
de Atividades Educacionais
Artigo comparativo de aplicação de técnicas
de concepção de interfaces ao ensino com apresentação
de um estudo de caso.
Referência: Lewis C, Brand Cathy,
Cherry Gina e Rader Cyndi - "Adapting User Interface Methods to the Design
of Educational Activities" - ACM CHI'98, April 1998, pp. 619-624
Aprendizado
assíncrono usando rede como uma Sala de Aula Virtual
Os autores apresentam as principais
características do uso da Internet e da Comunicação
mediada por Computador no processo de concepção de uma sala
de aula virtual e discutem experiências relatando vantagens e desvantagens
de tal metodologia
Referência: Hiltz,
R. Starr e Wellman, Barry - "Assinchronous Learning Network as a Virtual
Classroom" - Communications of the ACM, Set. 1997, Vol. 40, No. 9,
pags 44-49
Alice
- Facilidade em usar 3D interativamente
Os autores apresentam o software
Alice, desenvolvido em Python e que pretende ser uma ferramenta
fácil de programar e modificar 3D, de forma a possibilitar a um
grande número de usuários o acesso a ela.
Referência: "Alice-Easy
to Use Interactive 3D Graphics" - Pierce, S. Jeffrey e outros, Computer
Science Department, Carnegie Mellon University
Métodos
avançados em 3D usando VRML e a Web
O autor apresenta algumas
aplicações recentes, suas dificuldades de concepção
e suas soluções para implementação - Válido
comentário que foi usado na abertura da revista especial da IEEE
de Computação Gráfica que trata de VRML editada em
Março de 1999.
Referência: L.
Mark, "Advancing 3D through VRML on the Web", IEEE Computer Graphics
and Applications, Março/Abril 1999, pags 4-5
Desenvolvendo
o VRML Dream
Os autores apresentam o processo
de desenvolvimento de uma apresentação intitulada VRML Dream,
narrando as dificuldades de concepção de elementos em VRML
para apresentação em rede. Artigo importante, com muitos
sites relacionados - publicado na última IEEE Computer Graphics
and Applications.
Referência: Matsuba,
N. Stephen e Roehl, Bernie - "Bottom, Thou Art Translated": The Making
of VRML Dream" - IEEE Computer Graphics and Applications, March/April
1999 - Vol. 19, No. 2 - págs 59-68x
Atividades Européias em R.V. – IEEE Transactions on Computer Graphics
&Applications – 1994
Texto que apresenta um relato das atividades, dentro da
Europa, relacionadas com Realidade Virtual.
Referência: Encarnação
J. and Gobel M. - "European Activies in Virtual Reality", IEEE Computer
Graphics and Application, January 1994, pp. 66-74
Arquitetura
para Realidade Virtual distribuída com Física Simulada e
Agentes Autônomos
Artigo sobre a arquitetura adotada para implementação
de Física Distribuída e utilização de agentes
autômos - Muito interessante e de fácil absorção
- indispensável para análise de soluções com
aplicação de VRML 2.0 e JAVA
Referência: Artigo de autoria do prof.
Dr. Isaac Rudomín - Professor da ITESM no México e
com contribuições importantes na análise de Ensino
à distância.
-
Painel
de experiências, usando Realidade Virtual
Aqui, diversos autores apresentam suas experiências
com uso de Realidade Virtual nos campos de ensino, treinamento, processo
industrial etc. Texto bom com alguns exemplos de aplicação
e citação de links para tais empreendedores, além
de dar uma noção do que tem sido feito usando Realidade Virtual.
Referência: Biblioteca Digital da ACM
O
casamento de Java e VRML
O autor apresenta as vantagens
da união de Java e VRML e vice-versa - texto bom e resumido, com
muitos links para o assunto. Obrigatório!!
Visualização
3D de Construção de Modelos e Programas JAVA em educação
em Ciência da Computação
Os autores apresentam a criação de um ambiente
de aprendizado e exploração para desenvolvimento de construção
de modelos e programação JAVA. O protótipo resultante
encapsula um mecanismo geral para especificar e visualizar a estrutura
estática e dinâmica de fragmentos de código de software
orientado a objetos. O resultado é uma nova forma promissora de
expressar construção de modelos em 3D.
Referência: "3D Visualisation
of Design Patterns and Java Programs in Computer Science Education " -
Callaghan,
Michael e Hirschmuller, Heiko, ACM ITiCSE´98 - Dublin, Ireland,
1998
WebTOP
3D Interactive Optics on the Web
Neste artigo é apresentado um sistema que, com
o uso de Java e VRML permite simular experiências de óptica.
O sistema visa ensinoa de óptica para alunos de cursos de graduação
e apresenta resultados e arquitetura do sistema, além de uma série
de links.
Referência: Foley, John T;
Banks, David C; Chi, Yong-Tze; Mzoughi, Taha,."WebTOP: 3D Interactive Optics
on the Web", on ACM Proceedings of VRML´00 - fifth Symposium on the
Virtual Reality Modeling Language, 20-24 February, Monterey, USA - 2000
Um
Sistema de Modelagem Geométrica e Animação para RV
Neste artigo é apresentado os fundamentos e a implementação
de um sistema de RV que pode ser usado tanto por programadores quanto por
não-programadores. No texto, os autores apresentam os fundamentos
do desenvolvimento do sistema a partir da orientação a objetos.
Referência:GREEN. M; HALLIDAY, S., "A
Geometric Modeling and Animation System" In: Communications
of the ACM, Vol. 39, Nº 5, p. 46-53,May, 1996.
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