Realidade Virtual - Aplicações:



 
Ferramentas para Desenvolvimento Incremental de Interfaces de Software Educacionais
 
O artigo descreve a evolução de um ferramenta de software educacional, projetada para fazer não-programadores construírem ambientes de ensino ricos em conteúdo. A versão 1.0 foi um ambiente puramente dirigido pelo modelo, mas sua impopularidade forçou os autores a construírem representações de domínio antes de prototiparem as interfaces. A versão 2 usa um método GUI de desenvolvimento de interface cujo modelo é desenvolvido incrementalmente quando necessário. Nesta versão, aqui comentada, não há uma construção terminada, mas uma construção que está agradando mais e o artigo discute as duas naturezas de abordagens. 

 
Referência: Dobson, D. Wolf e Riesbeck, K. Cristopher - "Tolls for Incremental Development of Educational Software Interfaces" - ACM CHI'98 - 1998 - pp. 384-391
 
 "The Out Of Box Experience" - Lições aprendidas usando VRML 2.0 e seu conteúdo 
Neste artigo, os autores comentam dificuldades, problemas e dicas para se criar um ambiente de descobertas e interativo, um mundo virtual usando a linguagem VRML. Leitura obrigatória para o uso de VRML de forma extensiva. 
 
 Referência: Chen Sam, Myers Rob, Passeto Rick, "The Out of Box Experience - Lessons Learned Criatin Compelling VRML 2.0 Content" - Proceedings of the second symposium on Virtual Reality modeling language, pp. 83-ff
Adaptando Métodos de Projeto de Interface com o usuário para o Projeto de Atividades Educacionais
 
Artigo comparativo de aplicação de técnicas de concepção de interfaces ao ensino com apresentação de um estudo de caso. 
 
Referência: Lewis C, Brand Cathy, Cherry Gina e Rader Cyndi - "Adapting User Interface Methods to the Design of Educational Activities" - ACM CHI'98, April 1998, pp. 619-624
 
Aprendizado assíncrono usando rede como uma Sala de Aula Virtual
 
Os autores apresentam as principais características do uso da Internet e da Comunicação mediada por Computador no processo de concepção de uma sala de aula virtual e discutem experiências relatando vantagens e desvantagens de tal metodologia
 
Referência: Hiltz, R. Starr e Wellman, Barry - "Assinchronous Learning Network as a Virtual Classroom" - Communications of the ACM, Set. 1997, Vol. 40, No. 9, pags 44-49
Alice - Facilidade em usar 3D interativamente
 
Os autores apresentam o software Alice, desenvolvido em Python e que pretende ser uma ferramenta fácil de programar e modificar 3D, de forma a possibilitar a um grande número de usuários o acesso a ela. 
 
Referência:  "Alice-Easy to Use Interactive 3D Graphics" - Pierce, S. Jeffrey e outros, Computer Science Department, Carnegie Mellon University
 

Métodos avançados em 3D usando VRML e a Web
 
 O autor apresenta algumas aplicações recentes, suas dificuldades de concepção e suas soluções para implementação - Válido comentário que foi usado na abertura da revista especial da IEEE de Computação Gráfica que trata de VRML editada em Março de 1999. 
Referência: L. Mark, "Advancing 3D through VRML on the Web", IEEE Computer Graphics and Applications, Março/Abril 1999, pags 4-5
Desenvolvendo o VRML Dream
 
 
Os autores apresentam o processo de desenvolvimento de uma apresentação intitulada VRML Dream, narrando as dificuldades de concepção de elementos em VRML para apresentação em rede. Artigo importante, com muitos sites relacionados - publicado na última IEEE Computer Graphics and Applications.
 
Referência: Matsuba, N. Stephen e Roehl, Bernie - "Bottom, Thou Art Translated": The Making of VRML Dream" - IEEE Computer Graphics and Applications, March/April 1999 - Vol. 19, No. 2 - págs 59-68x 
Atividades Européias em R.V. – IEEE Transactions on Computer Graphics &Applications – 1994 
 
Texto que apresenta um relato das atividades, dentro da Europa, relacionadas com Realidade Virtual. 
Referência: Encarnação J. and Gobel M. - "European Activies in Virtual Reality", IEEE Computer Graphics and Application, January 1994, pp. 66-74
Arquitetura para Realidade Virtual distribuída com Física Simulada e Agentes Autônomos
 
Artigo sobre a arquitetura adotada para implementação de Física Distribuída e utilização de agentes autômos - Muito interessante e de fácil absorção - indispensável para análise de soluções com aplicação de VRML 2.0 e JAVA
Referência: Artigo de autoria do prof. Dr. Isaac Rudomín - Professor da ITESM no México  e com contribuições importantes na análise de Ensino à distância.
     
Painel de experiências, usando Realidade Virtual 
Aqui, diversos autores apresentam suas experiências com uso de Realidade Virtual nos campos de ensino, treinamento, processo industrial etc. Texto bom com alguns exemplos de aplicação e citação de links para tais empreendedores, além de dar uma noção do que tem sido feito usando Realidade Virtual.
 
Referência: Biblioteca Digital da ACM 
 

O casamento de Java e VRML
 
 O autor apresenta as vantagens da união de Java e VRML e vice-versa - texto bom e resumido, com muitos links para o assunto. Obrigatório!! 
 
 

Visualização 3D de Construção de Modelos e Programas JAVA em educação em Ciência da Computação
 
Os autores apresentam a criação de um ambiente de aprendizado e exploração para desenvolvimento de construção de modelos e programação JAVA. O protótipo resultante encapsula um mecanismo geral para especificar e visualizar a estrutura estática e dinâmica de fragmentos de código de software orientado a objetos. O resultado é uma nova forma promissora de expressar construção de modelos em 3D.
 
Referência: "3D Visualisation of Design Patterns and Java Programs in Computer Science Education " - Callaghan, Michael e Hirschmuller, Heiko,  ACM ITiCSE´98 - Dublin, Ireland, 1998
WebTOP  3D Interactive Optics on the Web
 
Neste artigo é apresentado um sistema que, com o uso de Java e VRML permite simular experiências de óptica. O sistema visa ensinoa de óptica para alunos de cursos de graduação e apresenta resultados e arquitetura do sistema, além de uma série de links. 
 Referência: Foley, John T; Banks, David C; Chi, Yong-Tze; Mzoughi, Taha,."WebTOP: 3D Interactive Optics on the Web", on ACM Proceedings of VRML´00 - fifth Symposium on the Virtual Reality Modeling Language, 20-24 February, Monterey, USA - 2000
Um Sistema de Modelagem Geométrica e Animação para RV

              Neste artigo é apresentado os fundamentos e a implementação de um sistema de RV que pode ser usado tanto por programadores quanto por não-programadores. No texto, os autores apresentam os fundamentos do desenvolvimento do sistema a partir da orientação a objetos.

Referência:GREEN. M; HALLIDAY, S., "A Geometric Modeling and Animation System"   In: Communications of the ACM, Vol. 39, Nº 5, p. 46-53,May, 1996.

Última atualização desta página: 13/07/2001