Links  
Relacionados:  
 
 Java Tutorial  

VRML 2.0 Specification 

VRML 2.0 Specification e Java API 

Dimension X´s 

Netscape Live 3D 

Symantec Cafés Frog in Blender 

Aereal´s Live Connect Page 

VRML Site Magazine 

Sony Community Place VRML 2.0 Browser

 
 
 
 Casamento de  VRML e JAVA
por Adrian Scott 
Uma breve discussão sobre os aspectos e união de Java e VRML é aqui apresentada, na forma de um texto simples, conciso e com muitas referências de rede que podem ser úteis! O autor é Adrian Scott, Ph.D. e publisher da  VRML Site magazine.
Há quadro maneiras básicas e significativas  de união de Java e VRML, a saber:
  • Com VRML 2.0, nós Script permitem a criação de nós que são descritos por classes Java, usando VRML 2.0 Java API;
  • pode-se usar VRML 2;0 Java API para unir um mundo VRML com outro arquivo VRML
  • Se usarmos o Netscape  Live3D VRML browser, podemos aproveitar a arquitetura Netscape LiveConnect para unir um mundo escrito em VRML com um applet Java
  • podemos escrever nosso próprio browser em Java, como o DimensionX, que foi desenvolvido com o toolkit Liquid Reality VRML.
Por que poderia ser necessário usar Java com VRML?? 

Uma das princiapis capacidades de Java é seu conjunto de classes para rede simples. Nós podemos usar isto para escrever VRML baseado em outros dados na rede. Ou então, podemos criar mundos em VRML multi-usuários, visualizações na Internet ou visualizações de dados corporativos. 
Podemos também escreve aplicações corporativas com interfaces em realidade virtual. Pode-se ainda conceber CAD. 
 
Por que poderia ser necessário usar VRML com Java?? 

Para usar Java e 3D, a utilização de VRML provê especificações de objetos 3D e seus atributos básicos. Uma suave compressão torna os arquivos produzidos muito pequenos e fáceis de serem manuseados em rede. Exemplos práticos têm mostrado que se consegue applets Java pequenos, que, se forem unidos a imagens 2D ficam carregando arquivos extensos e muitas vezes maiores que os applets em si. No caso de uso de VRML para tais fins, podemos ter arquivos pequenos e que realmente viabilizem a união. 
 
Um  breve  exemplo - discussão   
 
Usando Nós Script em arquivos VRML, podemos usar classes Java para afetar e mudar o mundo concebido em VRML. Com nós Script, essencialmente cria-se um novo nó, que pode ser associado a eventos e campos, usando eventIn, eventOut e field. As classes Java referenciadas por nós Script podem ser entendidas como união, capazes de transmitir mudanças de posição para um ou outro usuário ou para um servidor de multi-usuário. Em adição, há um método construtor para classes. O uso de classes Java em pacotes VRML é muito importante. Elas também serão extensões de classes Script no pacote. 
Um exemplo interessante - de um motorista de um buggie esta Sony/ciberspace/contents/drive. 
 

Análise Pessoal do artigo e dicas para navegação 
 
Alguns links ao lado indicam onde pode ser lido ou visto mais sobre o assunto, no link VRML Site Magazine, temos a revista do autor. No link VRML 2.0 Specification, algumas especificações de VRML 2.0, seguidas pela união destas especificações com Java no link seguinte -onde são tratadas as API´s. No link Dimension X´s, temos o exemplo de browser citado pelo autor. No link da Netscape Live 3D, temos extensa bibliografia do Live3D. Comentário interessante fica por conta do link da Symantec, onde há um exemplo importante da utilização de VRML com Java no exemplo de uso comercial, citado pelo autor quando se refere à redução de código que VRML provê.