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Java
Tutorial
VRML
2.0 Specification
VRML
2.0 Specification e Java API
Dimension
X´s
Netscape
Live 3D
Symantec
Cafés Frog in Blender
Aereal´s
Live Connect Page
VRML
Site Magazine
Sony
Community Place VRML 2.0 Browser |
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Casamento
de VRML e JAVA |
por
Adrian Scott |
Uma breve discussão sobre
os aspectos e união de Java e VRML é aqui apresentada, na
forma de um texto simples, conciso e com muitas referências de rede
que podem ser úteis! O autor é Adrian Scott, Ph.D. e publisher
da VRML Site magazine. |
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Há quadro maneiras
básicas e significativas de união de Java e VRML, a
saber: |
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Com VRML 2.0, nós Script permitem a criação de nós
que são descritos por classes Java, usando VRML 2.0 Java API;
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pode-se usar VRML 2;0 Java API para unir um mundo VRML com outro arquivo
VRML
-
Se usarmos o Netscape Live3D VRML browser, podemos aproveitar a arquitetura
Netscape LiveConnect para unir um mundo escrito em VRML com um applet Java
-
podemos escrever nosso próprio browser em Java, como o DimensionX,
que foi desenvolvido com o toolkit Liquid Reality VRML.
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Por que
poderia ser necessário usar Java com VRML??
Uma das princiapis capacidades de Java é seu conjunto de classes
para rede simples. Nós podemos usar isto para escrever VRML baseado
em outros dados na rede. Ou então, podemos criar mundos em VRML
multi-usuários, visualizações na Internet ou visualizações
de dados corporativos.
Podemos também escreve aplicações corporativas
com interfaces em realidade virtual. Pode-se ainda conceber CAD.
Por que poderia ser necessário
usar VRML com Java??
Para usar Java e 3D, a utilização de VRML provê
especificações de objetos 3D e seus atributos básicos.
Uma suave compressão torna os arquivos produzidos muito pequenos
e fáceis de serem manuseados em rede. Exemplos práticos têm
mostrado que se consegue applets Java pequenos, que, se forem unidos a
imagens 2D ficam carregando arquivos extensos e muitas vezes maiores que
os applets em si. No caso de uso de VRML para tais fins, podemos ter arquivos
pequenos e que realmente viabilizem a união.
Um
breve exemplo - discussão
Usando Nós Script em arquivos VRML, podemos usar classes Java
para afetar e mudar o mundo concebido em VRML. Com nós Script, essencialmente
cria-se um novo nó, que pode ser associado a eventos e campos, usando
eventIn, eventOut e field. As classes Java referenciadas
por nós Script podem ser entendidas como união, capazes de
transmitir mudanças de posição para um ou outro usuário
ou para um servidor de multi-usuário. Em adição, há
um método construtor para classes. O uso de classes Java em pacotes
VRML é muito importante. Elas também serão extensões
de classes Script no pacote.
Um exemplo interessante - de um motorista de um buggie esta Sony/ciberspace/contents/drive.
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Análise
Pessoal do artigo e dicas para navegação
Alguns links ao lado indicam onde pode ser lido ou visto mais sobre
o assunto, no link VRML Site Magazine, temos a revista do autor. No link
VRML 2.0 Specification, algumas especificações de VRML 2.0,
seguidas pela união destas especificações com Java
no link seguinte -onde são tratadas as API´s. No link Dimension
X´s, temos o exemplo de browser citado pelo autor. No link da Netscape
Live 3D, temos extensa bibliografia do Live3D. Comentário interessante
fica por conta do link da Symantec, onde há um exemplo importante
da utilização de VRML com Java no exemplo de uso comercial,
citado pelo autor quando se refere à redução de código
que VRML provê. |
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