Aprendizado assíncrono usando rede como uma Sala de Aula Virtual:
   

 
 
Introdução:  
 
"Comunicação mediada por computador pode habilitar pessoas com interesses comuns para estabelecer e manter relações e definir comunidades." Comparado com comunidades que se comunicam off-line, as comunidades amparadas por computador tendem a ser maiores, mais dispersas no espaço e no tempo e terem membros com características sociais mais heterogêneas como atitudes mais homogêneas. As comunidades off-line provêm suporte emocional e sociabilidade tão bem como a informação e o suporte a tarefas comuns - grupos de discussão, email etc. 
"Que tipo de comunidades são mais adequadas para o ambiente virtual das redes de computadores? Como o meio afeta a interação nas comunidades on-line e que tipos de estruturas sociais emergem nas sociedades emergentes na era pós-industrial, tal como América do Norte e Europa?" Para resolver estas questões, nós provemos perspectiva histórica, definimos comunidades como uma rede social... apresentamos diferentes tipos de comunidades comunicando através da rede e olhamos para as redes de aprendizado assíncrono. 
Os autores apresentam a Internet como um ponto de discussão e questionam a rede como catalisadora de uma nova era. A comunicação mediada por computador - CMC tem definido e mantido grupos que trabalham e que se encontram em dadas comunidades. CMC inclui email, newsgroups, bate-papo, homepages. Há outras formas de CMC que estão emergindo, definindo uma variedade grande de novas comunidades. 
 
Rede Social - Trabalho Corporativo e Comunidades Virtuais: 
 
"Quando uma rede de computadores une pessoas, assim como faz com máquinas, então estamos estabelecendo uma rede social, ou o bloco básico de construção de uma sociedade."  Muitos estudos de redes sociais suportadas por computadores têm parado na idéia de trabalhos corporativos suportado por computador, ou como as pessoas trabalham online, embora separadas no espaço - usualmente e no tempo - sempre. 
As idéias de trabalho cooperativo suportado por computador são geralmente focadas em  acompanhar tarefas através de atividades coordenadas e de prover informações. 
Comunidades agora são definidas em termos de relacionamentos sociais, mais que em termos de ocupação do mesmo espaço. As comunidades baseadas em redes consistem de conjuntos de relacionamentos informais de sociabilidade e suporte. Tais comunidades tendem a ser de interesses comuns e são mais heterogêneas em características sociais, tais como estilo de vida, idade, etnia e status sócio-econômico. 
Os limites da CMC podem ser listados por: 
- a limitação de largura de banda da CMC pode reduzir a "presença social";
- CMC apresenta-se boa para dar e receber informações, opiniões e sugestões, mas não é muito adequada para comunicação de agregação e desagregação e é péssima para tarefas de conteúdo emocional social envolvendo conflitos e negociações;
- há mais igualdade nas participações na CMC que nas interações do tipo reuniões de grupo;
- assincronismo faz interações mais convenientes que levantar novos problemas de coordenação.
Entretanto, no campo da pesquisa tem se apresentado suporte emocional substancial. As pessoas conseguem desenvolver e manter relacionamentos online e mesmo off-line. 
 
Variedades de Comunidades Virtuais: 
 
Não é apropriado dividir as comunidades em conjuntos off-line e online. Muitos dos usos de CMC ocorrem em redes socias que podem apresentar contatos por telefone, escrito. Em tais situações, o uso de CMC pode ser pré-datado. Aqui, o meio toma uma dimensão menor, e exemplos podem ser dados por: 
- conferências, sistemas de email em muitas corporações;
- páginas da Web interativas, tais como as páginas da ACM, igreja católica etc.
Em outras situações, a rede social é formada e primariamente mantida online, mais adequada para unir grandes distâncias geométricas. Em tais casos, não dá para sair viajando por ai. Exemplos: 
- Ambientes Virtuais, tais como domínios de multi-usuários - MUDs;
- Times de projetos temporários em torno de tarefas específicas, que se encontram geralmente online e que se dissolvem findo o projeto;
- Cursos e programas de formação através de salas de aula virtuais.
 
A sala de aula virtual:
 
"Uma sala de aula virtual - ALN é um ambiente de aprendizado e ensino constituído de um sistema CMC projetado para qualquer tempo e qualquer lugar através a rede de computadores. ALNs consistem de um conjunto de comunicações de grupo e espaços de trabalhos e de facilidades baseadas num software." A classe virtual na New Jersey Institute of Technology - NJIT´s usa um sistem de troca de informações EIE com um software específico projetado para dar suporte ao aprendizado colaborativo e para alocar tópicos de atribuições. Uma sala de aula virtual é ao mesmo tempo um grupo instrumental e uma comunidade. ALNs são ótimas como opção para enriquecer opções educacionais quando elas se prestam a um meio de criar o sentimento de uma classe ou grupo de pessoas  de forma colaborativa.
Muitos cursos contêm seminários online, uma estratégia de aprendizado colaborativo na qual os estudante se tornam professores. Grupos individuais ou pequenos de estudantes são responsáveis pela seleção de um tópico, leitura de um material e apresentação de forma a discutir tal material, usando também um sumário elaborado pelo grupo. 
Assim, os estudantes podem levantar conceitos chaves, construir questões para os demais grupos e responder a outras questões. O estudante acaba por selecionar o que acha mais importante.
Outros exemplos de estratégia de aprendizado colaborativo nas salas de aula virtuais incluem debates, projetos de grupos, discussões de estudo de casos e exercícios, busca em comum de soluções par atribuições de trabalho coletivos e composição colaborativa de planos, estórias etc.
Neste trabalho, o grupo de pesquisa primeiro estudou, a partir de 1986 e fez uma larga comparação das atuas formas de ministrar cursos em muitas disciplinas por dois anos. Numa primeira fase, promoveus-se duas formas distintas de ministrar curoso. Em um segundo instante - segundo projeto (1993/96) foi elaborado para entregar a graduação ao estudante de informática através da sala de aula virtual. as técnicas aplicadas neste caso incluem a abordagem evolutiva, com questionários pré e pós cursos completados pelos estudante, observação direta de atividades online, entrevistas com estudantes selecionados e comparações de teste de grades do curso. 
As hipóteses básicas sobre os efeitos desta metodologia incluem: 
- o conteúdo do materia de curso na sala de aula virtual é igual ou superior ao da tradicional;
- os estudantes da sala de aula virtual relataram mais satisfação que os demais, até mesmo no acesso ao professor e na qualidade da experiência educacional;
- o aprendizado em grupo ficou mais consolidado.
Os números de comparação estatística relatam mais facilidade de acesso ao professor - 71% dos estudantes sentiram isto e mais envolvimento com o aprendizado - 73%. 
Para o quesito motivação os estudantes relataram 55% a favor. 
 
Desvantagens: 
 
As principais desvantagens apontadas pelos autores são: 
- pouca integração e conhecimento de novos amigos - somente 33% dos estudantes em sala de aula virtual relataram isto;
- os estudantes relataram que às vezes perdiam o interesse e que há o problema de não acontecer o encontro simultâneo de todos - dificuldades de "attending class", quando estavam pensando em outras coisas. 
- as conferências e as participações de cada um dos elementos gera uma base de dados rica em informações que é difícil de ser gerenciada - "overload" da informação.
- as mensagens trocadas entre estudantes tendem a ser muito extensas em alguns casos até que os estudantes aprendam a gerenciar melhor suas informações.
- há nas comunidades virtuais os mesmos problemas das demais comunidades, tal como o comportamento anti-social de alguns membros. Assim, os limites de tamanho de tais comunidades deve ser mais social e menos técnico. Aqui os autores sugerem a concepção de um conjunto de normas para tais comunidades.
 
Conclusões: 
 
A internet provê informação e suporte social para as chamadas comunidades virtuais. A rede promete reduzir a presença social e a quantidade de encontros do tipo face a face. 
A Internet pode prover suporte emocional e facilitar a troca de correspondência enquanto alguém está viajando etc.
A rede aponta para uma facilidade de entrosamentos com pessoas distantes e com a possibilidade de classes virtuais de estudantes que trabalham o dia todo, mas, que desejam aprefeiçoamento pessoal. 
   
Referência: Hiltz, R. Starr e Wellman, Barry - "Assinchronous Learning Network as a Virtual Classroom" - Communications of the ACM, Set. 1997, Vol. 40, No. 9, pags 44-49