Introdução:
"Comunicação mediada por computador pode habilitar pessoas
com interesses comuns para estabelecer e manter relações
e definir comunidades." Comparado com comunidades que se comunicam off-line,
as comunidades amparadas por computador tendem a ser maiores, mais dispersas
no espaço e no tempo e terem membros com características
sociais mais heterogêneas como atitudes mais homogêneas. As
comunidades off-line provêm suporte emocional e sociabilidade tão
bem como a informação e o suporte a tarefas comuns - grupos
de discussão, email etc.
"Que tipo de comunidades são mais adequadas para o ambiente virtual
das redes de computadores? Como o meio afeta a interação
nas comunidades on-line e que tipos de estruturas sociais emergem nas sociedades
emergentes na era pós-industrial, tal como América do Norte
e Europa?" Para resolver estas questões, nós provemos perspectiva
histórica, definimos comunidades como uma rede social... apresentamos
diferentes tipos de comunidades comunicando através da rede e olhamos
para as redes de aprendizado assíncrono.
Os autores apresentam a Internet como um ponto de discussão e questionam
a rede como catalisadora de uma nova era. A comunicação mediada
por computador - CMC tem definido e mantido grupos que trabalham e que
se encontram em dadas comunidades. CMC inclui email, newsgroups, bate-papo,
homepages. Há outras formas de CMC que estão emergindo, definindo
uma variedade grande de novas comunidades.
Rede
Social - Trabalho Corporativo e Comunidades Virtuais:
"Quando uma rede de computadores une pessoas, assim
como faz com máquinas, então estamos estabelecendo uma rede
social, ou o bloco básico de construção de uma sociedade."
Muitos estudos de redes sociais suportadas por computadores têm parado
na idéia de trabalhos corporativos suportado por computador, ou
como as pessoas trabalham online, embora separadas no espaço - usualmente
e no tempo - sempre.
As idéias de trabalho cooperativo suportado
por computador são geralmente focadas em acompanhar tarefas
através de atividades coordenadas e de prover informações.
Comunidades agora são definidas em termos
de relacionamentos sociais, mais que em termos de ocupação
do mesmo espaço. As comunidades baseadas em redes consistem de conjuntos
de relacionamentos informais de sociabilidade e suporte. Tais comunidades
tendem a ser de interesses comuns e são mais heterogêneas
em características sociais, tais como estilo de vida, idade, etnia
e status sócio-econômico.
Os limites da CMC podem ser listados por:
- a limitação de largura de banda da
CMC pode reduzir a "presença social";
- CMC apresenta-se boa para dar e receber informações,
opiniões e sugestões, mas não é muito adequada
para comunicação de agregação e desagregação
e é péssima para tarefas de conteúdo emocional social
envolvendo conflitos e negociações;
- há mais igualdade nas participações
na CMC que nas interações do tipo reuniões de grupo;
- assincronismo faz interações mais
convenientes que levantar novos problemas de coordenação.
Entretanto, no campo da pesquisa tem se apresentado
suporte emocional substancial. As pessoas conseguem desenvolver e manter
relacionamentos online e mesmo off-line.
Variedades
de Comunidades Virtuais:
Não é apropriado dividir as comunidades
em conjuntos off-line e online. Muitos dos usos de CMC ocorrem em redes
socias que podem apresentar contatos por telefone, escrito. Em tais situações,
o uso de CMC pode ser pré-datado. Aqui, o meio toma uma dimensão
menor, e exemplos podem ser dados por:
- conferências, sistemas de email em muitas
corporações;
- páginas da Web interativas, tais como as
páginas da ACM, igreja católica etc.
Em outras situações, a rede social
é formada e primariamente mantida online, mais adequada para unir
grandes distâncias geométricas. Em tais casos, não
dá para sair viajando por ai. Exemplos:
- Ambientes Virtuais, tais como domínios de
multi-usuários - MUDs;
- Times de projetos temporários em torno de
tarefas específicas, que se encontram geralmente online e que se
dissolvem findo o projeto;
- Cursos e programas de formação através
de salas de aula virtuais.
A
sala de aula virtual:
"Uma sala de aula virtual - ALN é um ambiente
de aprendizado e ensino constituído de um sistema CMC projetado
para qualquer tempo e qualquer lugar através a rede de computadores.
ALNs consistem de um conjunto de comunicações de grupo e
espaços de trabalhos e de facilidades baseadas num software." A
classe virtual na New Jersey Institute of Technology - NJIT´s usa
um sistem de troca de informações EIE com um software específico
projetado para dar suporte ao aprendizado colaborativo e para alocar tópicos
de atribuições. Uma sala de aula virtual é ao mesmo
tempo um grupo instrumental e uma comunidade. ALNs são ótimas
como opção para enriquecer opções educacionais
quando elas se prestam a um meio de criar o sentimento de uma classe ou
grupo de pessoas de forma colaborativa.
Muitos cursos contêm seminários online,
uma estratégia de aprendizado colaborativo na qual os estudante
se tornam professores. Grupos individuais ou pequenos de estudantes são
responsáveis pela seleção de um tópico, leitura
de um material e apresentação de forma a discutir tal material,
usando também um sumário elaborado pelo grupo.
Assim, os estudantes podem levantar conceitos chaves,
construir questões para os demais grupos e responder a outras questões.
O estudante acaba por selecionar o que acha mais importante.
Outros exemplos de estratégia de aprendizado
colaborativo nas salas de aula virtuais incluem debates, projetos de grupos,
discussões de estudo de casos e exercícios, busca em comum
de soluções par atribuições de trabalho coletivos
e composição colaborativa de planos, estórias etc.
Neste trabalho, o grupo de pesquisa primeiro estudou,
a partir de 1986 e fez uma larga comparação das atuas formas
de ministrar cursos em muitas disciplinas por dois anos. Numa primeira
fase, promoveus-se duas formas distintas de ministrar curoso. Em um segundo
instante - segundo projeto (1993/96) foi elaborado para entregar a graduação
ao estudante de informática através da sala de aula virtual.
as técnicas aplicadas neste caso incluem a abordagem evolutiva,
com questionários pré e pós cursos completados pelos
estudante, observação direta de atividades online, entrevistas
com estudantes selecionados e comparações de teste de grades
do curso.
As hipóteses básicas sobre os efeitos
desta metodologia incluem:
- o conteúdo do materia de curso na sala de
aula virtual é igual ou superior ao da tradicional;
- os estudantes da sala de aula virtual relataram
mais satisfação que os demais, até mesmo no acesso
ao professor e na qualidade da experiência educacional;
- o aprendizado em grupo ficou mais consolidado.
Os números de comparação estatística
relatam mais facilidade de acesso ao professor - 71% dos estudantes sentiram
isto e mais envolvimento com o aprendizado - 73%.
Para o quesito motivação os estudantes
relataram 55% a favor.
Desvantagens:
As principais desvantagens apontadas pelos autores
são:
- pouca integração e conhecimento de
novos amigos - somente 33% dos estudantes em sala de aula virtual relataram
isto;
- os estudantes relataram que às vezes perdiam
o interesse e que há o problema de não acontecer o encontro
simultâneo de todos - dificuldades de "attending class", quando estavam
pensando em outras coisas.
- as conferências e as participações
de cada um dos elementos gera uma base de dados rica em informações
que é difícil de ser gerenciada - "overload" da informação.
- as mensagens trocadas entre estudantes tendem a
ser muito extensas em alguns casos até que os estudantes aprendam
a gerenciar melhor suas informações.
- há nas comunidades virtuais os mesmos problemas
das demais comunidades, tal como o comportamento anti-social de alguns
membros. Assim, os limites de tamanho de tais comunidades deve ser mais
social e menos técnico. Aqui os autores sugerem a concepção
de um conjunto de normas para tais comunidades.
Conclusões:
A internet provê informação e
suporte social para as chamadas comunidades virtuais. A rede promete reduzir
a presença social e a quantidade de encontros do tipo face a face.
A Internet pode prover suporte emocional e facilitar
a troca de correspondência enquanto alguém está viajando
etc.
A rede aponta para uma facilidade de entrosamentos
com pessoas distantes e com a possibilidade de classes virtuais de estudantes
que trabalham o dia todo, mas, que desejam aprefeiçoamento pessoal.
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