Painel de experiências com R.V.

 
 
 
Neste painel, com participação de Nina Adams, B. Bowewn Loftin, Ben Britton, Donnna Cox e Robert Patterson, é feito um levantamento das aplicações de Realidade Virtual em processos de manufatura - industriais, realidade subjetiva, educação e treinamento, cultura e outros fins.
 
1. Aplicação em processo industrial
 
A autora - Nina Adams relata as diferenças ocorridas no processo de manufatura dos anos 70 para os anos 90, com a presença de uma série de computadores que auxiliam as intervenções necessárias para manutenção da linha de  produção em bom funcionamento e cita a possibilidade de mínima intervenção humana para diagnóstico do problema em si. Aqui, a simulação usando R.V. pode ser usada para orientar novos empregados como operar de forma efetiva e 4 salas de aula com base em R.V. foram montadas usando 3 programas de orientação.
 
2. Aplicação em Abstração de empatias
 
"R.V. é uma maneira efetiva de fazer os sonhos se tornarem realidade". Com esta idéia, o laboratório de Visualização eletrônica na Universidade de Illinois em  Chicago criaram o "DETOUR: Brain Deconstrution Ahead", um programa para o Siggraph 94. No processo, as pessoas podem sentir o que acontece após um acidente de carro e ter a sensação de mudança em suas vidas, além da hipótese de ser usado para empatias, de forma poderosa na comunicação de reabilitação.
 
3. Aplicação em Treinamento e na Educação***
 
Mais detalhes em http://www.vetl.uh.edu
 
O autor comenta a utilização pela Nasa em projetos de treinamento de astronautas e que tais processos se iniciaram em 1991. O projeto comentado usa a hipótese de um astronauta imerso num ambiente, onde outro astronauta - virtual, também está presente. A tecnologia, neste caso, está evoluindo para o "just in time".
Apresenta também os projetos relevantes de utilização de R.V. para o ensino, encaminhados pela National Science Fundation em colaboração com a George Mason University. Em tais propósitos, usou-se R.V. para ensino de Química e de Física, destacando a simulação de um mundo virtual para estudo de Eletrostática, o Mundo de Maxwell. Estudantes podem alterar configurações, e explorar interativamente os campos elétricos e potenciais elétricos. A comparação com métodos de ensino baseados em 2D, mostra que os estudantes estão saindo com mais conteúdo e aprendizado. 
 
4. Aplicação em Desenvolvimento de Projetos: 
 
Aqui, R.V. foi utilizada para conceber o LASCAUX - que explora as relações entre passos culturais do passado e do futuro, e provê uma união de visões de forma a integrar as tradições, sugerindo um futuro.
O observador, de forma interativa, determina a visão que deseja de um material de trabalho. I.A. e interatividade, são, neste caso, equivalentes e coexistentes.