Observações do autor sobre experiência
pessoal com VRML, 3D e a Web
Como o diretor artístico da Construct Internet Design, o autor tem
tentado explorar as últimas formas de concepção de
ambientes 3D na World Wide Web - Web através do uso da linguagem
VRML. Tal proposição é "extremamente árdua"
quando se pára para analisar variáveis como:
-
compatibilidades com navegadores - browsers;
-
baixa contagem de polígonos;
-
baixa performance etc
"VRML representa uma nova forma de paradigma interativo." Durante
3 anos, o autor tem tentado demonstrar a validade de 3D concebido sobre
2D. O projeto desenvolvido para a Platinum Technologies pelo autor e sua
companhia representam um bom exercício de como a visualização
da informação pode ser feita em 3D no meio 2D. Para tanto,
atendendo à solicitação da companhia de criar uma
visualização teórica de redes que pudesse ser entendida
por usuários que não fossem técnicos e que os mesmos
pudessem navegar pela mesma, visualizando problemas que pudessem acontecer,
o autor estabeleceu poucos elementos em cena para capturar a proposição
inicial. Veja as figuras abaixo:
Aqui, o projeto de espaços vazios se tornou tão importante
quanto o projeto de espaços sólidos. Um conjunto de linhas,
polígonos com tratamento de linhas escondidas, atua como um sistema
de encontrar os caminhos, criando uma grade de localizações
cartesianas para todos os elementos da rede. Ao final, a escolha
de um vocabulário adequado, conseguiu-se uma certa abstração
que transmitiu simplicidade e expansão ao espaço.
O projeto que o autor completou para a CNN fez o autor abandonar muitas
das atitudes de projeto em cima de VRML. A proposta foi estender o universo
2D de histórias para um domínio em VRML 3D no site da CNN.
O autor projetou seis novos episódios em VRML, com recursos de otimização
providos pela Intel, de tal forma que houve grande diferença entre
a performance da representação em Pentium I e Pentium II.
Para tanto, foi necessário mudar a forma usual de analisar: o autor
descartou inteiramente a abordagem de "economia de significados"
em função de requisitos "de conteúdo otimizados" da
Intel. De tal forma a acomodar tais propósitos, o autor modelou
objetos com 10 vezes mais polígonos que normalmente usaria e usou
mapas de texturas em alta resolução, em lugar de mapas de
texturas de 128X128. O resultado pode ser visto abaixo:
Assim, o projeto possibilitou validar o uso de 3D e deu oportunidades de
explorar as muitas faces de VRML. O autor confessa ter assumido o papel
de diretor comercial, educador e cientista que projetou episódios
animados em 60 segundos. Um destes episódios apresentado pelo telescópio
Hubble aparece em http://www.construct.net.
Este episódio apresenta um novo quadro com um frame em VRML e HTML.
Usuários podem navegar partes do conteúdo descrito. Há
possibilidade de uso de capacetes para navegação.
Finalmente, o autor sugere a concepção de um browser
para navegação exclusiva em VRML.
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