Métodos avançados em 3D usando VRML e a Web  
 
 
Observações do autor sobre experiência pessoal com VRML, 3D e a Web
Como o diretor artístico da Construct Internet Design, o autor tem tentado explorar as últimas formas de concepção de ambientes 3D na World Wide Web - Web através do uso da linguagem VRML. Tal proposição é "extremamente árdua" quando se pára para analisar variáveis como: 
  • compatibilidades com navegadores - browsers;
  • baixa contagem de polígonos;
  • baixa performance etc
"VRML representa uma nova forma de paradigma interativo."  Durante 3 anos, o autor tem tentado demonstrar a validade de 3D concebido sobre 2D. O projeto desenvolvido para a Platinum Technologies pelo autor e sua companhia representam um bom exercício de como a visualização da informação pode ser feita em 3D no meio 2D. Para tanto, atendendo à solicitação da companhia de criar uma visualização teórica de redes que pudesse ser entendida por usuários que não fossem técnicos e que os mesmos pudessem navegar pela mesma, visualizando problemas que pudessem acontecer, o autor estabeleceu poucos elementos em cena para capturar a proposição inicial. Veja as figuras abaixo: 
Aqui, o projeto de espaços vazios se tornou tão importante quanto o projeto de espaços sólidos. Um conjunto de linhas, polígonos com tratamento de linhas escondidas, atua como um sistema de encontrar os caminhos, criando uma grade de localizações cartesianas  para todos os elementos da rede. Ao final, a escolha de um vocabulário adequado, conseguiu-se uma certa abstração que transmitiu simplicidade e expansão ao espaço. 
 
O projeto que o autor completou para a CNN fez o autor abandonar muitas das atitudes de projeto em cima de VRML. A proposta foi estender o universo 2D de histórias para um domínio em VRML 3D no site da CNN. O autor projetou seis novos episódios em VRML, com recursos de otimização providos pela Intel, de tal forma que houve grande diferença entre a performance da representação em Pentium I e Pentium II. Para tanto, foi necessário mudar a forma usual de analisar: o autor descartou inteiramente a abordagem de  "economia de significados" em função de requisitos "de conteúdo otimizados" da Intel. De tal forma a acomodar tais propósitos, o autor modelou objetos com 10 vezes mais polígonos que normalmente usaria e usou mapas de texturas em alta resolução, em lugar de mapas de texturas de 128X128. O resultado pode ser visto abaixo: 
Assim, o projeto possibilitou validar o uso de 3D e deu oportunidades de explorar as muitas faces de VRML. O autor confessa ter assumido o papel de diretor comercial, educador e cientista que projetou episódios animados em 60 segundos. Um destes episódios apresentado pelo telescópio Hubble aparece em http://www.construct.net.
Este episódio apresenta um novo quadro com um frame em VRML e HTML. Usuários podem navegar partes do conteúdo descrito. Há possibilidade de uso de capacetes para navegação. 
Finalmente, o autor sugere a concepção de um browser para navegação exclusiva em VRML.
Referência: L. Mark, "Advancing 3D through VRML on the Web", IEEE Computer Graphics and Applications, Março/Abril 1999, pags 4-5