O
que são ambientes virtuais – por Stephen R. Ellis / NASA
Texto
que trata de conceitos importantes sobre Realidade Virtual, tais como ambientes
virtuais, origens da tecnologia e alguns problemas e soluções.
Referência: Ellis, R. S. - "What Are Virtual
Environments", IEEE Computer Graphics and Applications, January 1994,
pp.17-22
Sistemas
de Realidade Virtual – Prof. Dr. Cláudio Kirner
Textos e exemplos gerados na Universidade Federal de São Carlos
– UFSCar, pelog grupo de pesquisa do Prof. Dr. Cláudio Kirner,
do Grupo de Pesquisa em Realidade Virtual do Depto. de Computação
e que apresentam uma visão geral de Realidade Virtual, geração
de ambientes virtuais e plataformas para aplicação de Realidade
Virtual.
Um
Modelo Conceitual de Realidade Virtual
Neste
texto, os autores dão definições relacionadas com
Realidade Virtual e descrevem elementos usuais aplicados em R.V.,
para criar a sensação de mundos virtuais, tais como sensores
e ativadores. Este resumo é um texto
excelente para leitura.
Referência: Latta J.N. and Oberg D.J.
- "A Conceptual Virtual Reality Model", IEEE Computer Graphics and
Applications, January 1994, pp 23-28
Realidade
Virtual – Carl Machover e Steve E. Tice
Bom
texto com definições básicas – bem resumido.
Referência: Machover C. and Tice S. E. -
"Virtual Reality", IEEE Computer Graphics and Applications, January
1994, pp. 15-16
Gerando
efeitos de profundidade de campo nos aplicativos de Realidade Virtual
Texto relatando
as dificuldades de geração de efeitos realísticos
sem o uso de técnicas para o tratamento de profundidade. O autor
propõe uma técnica nova e um algoritmo baseado em máscaras
para resolver este problema e simular tais efeitos em V.R. ou outras aplicações
em tempo real. Esta máscara - de convolução -
possui variantes e tem aplicabilidade real nos propósitos
mencionados e é rápida e eficiente.
Referência: Rokita P. - "Generating Depth-of-Field
Effects in Virtual Reality Applications", IEEE Computer Graphics and
Applications, March, 1996, pp. 18-21
Discussões
sobre interfaces para Sistemas de R.V.
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Artigo sobre
algumas discussões e propostas de propriedades das interfaces para
Sistemas de Realidade Vitual. Trata-se de um tutorial de discussão.
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Referência: Esposito Chris, "User Interface Issues
for Virtual Reality Systems", ACM Proceedings of CHI 96, April 1996,
pp. 340-341, 20-24 February, Monterey, USA - 2000
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Um
Sistema de Modelagem Geométrica e Animação para RV
Neste artigo é apresentado os fundamentos e a implementação
de um sistema de RV que pode ser usado tanto por programadores quanto por
não-programadores. No texto, os autores apresentam os fundamentos
do desenvolvimento do sistema a partir da orientação a objetos.
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Referência:GREEN. M; HALLIDAY, S., "A
Geometric Modeling and Animation System" In: Communications
of the ACM, Vol. 39, Nº 5, p. 46-53,May, 1996.
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