Realidade Virtual - Fundamentos/Conceitos



O que são ambientes virtuais – por Stephen R. Ellis / NASA

       Texto que trata de conceitos importantes sobre Realidade Virtual, tais como ambientes virtuais, origens da tecnologia e alguns problemas e soluções. 

    Referência: Ellis, R. S. - "What Are Virtual Environments", IEEE Computer Graphics and Applications, January 1994, pp.17-22
Sistemas de Realidade Virtual – Prof. Dr. Cláudio Kirner

      Textos e exemplos gerados na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar,  pelog grupo de pesquisa do Prof. Dr. Cláudio Kirner, do Grupo de Pesquisa em Realidade Virtual do Depto. de Computação e que apresentam uma visão geral de Realidade Virtual, geração de ambientes virtuais e plataformas para aplicação de Realidade Virtual. 

Um Modelo Conceitual de Realidade Virtual

        Neste texto, os autores dão definições relacionadas com Realidade Virtual e descrevem elementos usuais aplicados em R.V.,  para criar a sensação de mundos virtuais, tais como sensores e ativadores.  Este resumo é um texto excelente para leitura.

     Referência: Latta J.N. and Oberg D.J. - "A Conceptual Virtual Reality Model", IEEE Computer Graphics and Applications, January 1994, pp 23-28
Realidade Virtual – Carl Machover e Steve E. Tice 

      Bom texto com definições básicas – bem resumido.

    Referência: Machover C. and Tice S. E. - "Virtual Reality", IEEE Computer Graphics and Applications, January 1994, pp. 15-16
     
  Gerando efeitos de profundidade de campo nos aplicativos de Realidade Virtual 
            Texto relatando as dificuldades de geração de efeitos realísticos sem o uso de técnicas para o tratamento de profundidade. O autor propõe uma técnica nova e um algoritmo baseado em máscaras para resolver este problema e simular tais efeitos em V.R. ou outras aplicações em tempo real. Esta máscara - de convolução -  possui variantes e  tem aplicabilidade real nos propósitos mencionados e é rápida e eficiente.
     
      Referência: Rokita P. - "Generating Depth-of-Field Effects in Virtual Reality Applications", IEEE Computer Graphics and Applications, March, 1996, pp. 18-21
       
Discussões sobre interfaces para Sistemas de R.V.
            Artigo sobre algumas discussões e propostas de propriedades das interfaces para Sistemas de Realidade Vitual. Trata-se de um tutorial de discussão.
       
      Referência: Esposito Chris, "User Interface Issues for Virtual Reality Systems", ACM Proceedings of CHI 96, April 1996, pp. 340-341, 20-24 February, Monterey, USA - 2000
Um Sistema de Modelagem Geométrica e Animação para RV
       
                    Neste artigo é apresentado os fundamentos e a implementação de um sistema de RV que pode ser usado tanto por programadores quanto por não-programadores. No texto, os autores apresentam os fundamentos do desenvolvimento do sistema a partir da orientação a objetos.
      Referência:GREEN. M; HALLIDAY, S., "A Geometric Modeling and Animation System"   In: Communications of the ACM, Vol. 39, Nº 5, p. 46-53,May, 1996.