Discussões sobre Interfaces para Sistemas de R.V.  
 
 
 
Resumo do Texto
Interfaces pra RV são fortemente multisensoriais, usando gráficos 3D, saídas de som espacialmente distribuídas, entrada de voz e algum mecanismo que esteja ligado com o sentido do tato - força. Como consequência, uma conexão entre o usuário e o aplicativo em VR é geralmente muito mais intensa que em outras aplicações convencionais.
Por lógica, são partes do corpo que são usadas como entrada e como mecanismos de controle - voz, movimento dos olhos, gestos, etc. E há sensores responsáveis pela última fronteira de interação. 
Como escolher? 
Geralmente, temos de fazer escolhas e para tanto, elas envolvem diversos níveis: - que sensores de entrada usaremos?; -que mecanismos de entrada usaremos?; que técnicas de interação específica usaremos?; - que técnicas serão usadas para apresentação? E ainda, há a necessidade de conciliação de aspectos psicológicos com cada tipo de sensor que será usado.
Artigos para tempo real:
Artigos para tempo real devem ser selecionados para criar e manter o senso de presença nos ambientes virtuais, que é uma das importantes características. Aqui é interessante caracterizar a dificuldade adicional de associação de sensores que apresentam tempos de retardo específicos e variáveis de equipamento para equipamento, e possivelmente de quadro para quadro. Aqui aparecem problemas de solução não óbvia.
Corpos virtuais:
Como definir corpos virtuais? Como calibrar para diferentes pessoas realizarem a mesma tarefa?
Há cuidados necessários com equipamentos, relatos dão conta de problemas de náuseas, desorientação causados pelos mesmos.
Quesitos propostos pelo autor
1 - Como possibilitar, da melhor forma, que o usuário controle fisicamente o equipamento de entrada?
2 - Como fazer para que os equipamentos de entrada usados suportem as interações disponíveis e manipulações das ferramentas virtuais disponíveis?
3 - Se o usuário tem um corpo virtual, como fazê-lo comparativo às dimensões físicas do usuário - dimensões, como se move, controle?
4 - Como as técnicas de interação disponíveis ajudam ou atrapalham as tarefas do aplicativo?
5 - Como agilizar tais tarefas, através de uma boa apresentação?
6 - Como fazer, bem, a escolha de modalidades de sentimento de saída suportarem as técnicas de apresentação.