Resumo do Texto
Interfaces pra RV são fortemente multisensoriais,
usando gráficos 3D, saídas de som espacialmente distribuídas,
entrada de voz e algum mecanismo que esteja ligado com o sentido do tato
- força. Como consequência, uma conexão entre o usuário
e o aplicativo em VR é geralmente muito mais intensa que em outras
aplicações convencionais.
Por lógica, são partes do corpo que
são usadas como entrada e como mecanismos de controle - voz, movimento
dos olhos, gestos, etc. E há sensores responsáveis pela última
fronteira de interação.
Como escolher?
Geralmente, temos de fazer escolhas e para tanto,
elas envolvem diversos níveis: - que sensores de entrada usaremos?;
-que mecanismos de entrada usaremos?; que técnicas de interação
específica usaremos?; - que técnicas serão usadas
para apresentação? E ainda, há a necessidade de conciliação
de aspectos psicológicos com cada tipo de sensor que será
usado.
Artigos para tempo real:
Artigos para tempo real devem ser selecionados para
criar e manter o senso de presença nos ambientes virtuais, que é
uma das importantes características. Aqui é interessante
caracterizar a dificuldade adicional de associação de sensores
que apresentam tempos de retardo específicos e variáveis
de equipamento para equipamento, e possivelmente de quadro para quadro.
Aqui aparecem problemas de solução não óbvia.
Corpos virtuais:
Como definir corpos virtuais? Como calibrar para
diferentes pessoas realizarem a mesma tarefa?
Há cuidados necessários com equipamentos,
relatos dão conta de problemas de náuseas, desorientação
causados pelos mesmos.
Quesitos propostos pelo autor
1 - Como possibilitar, da melhor forma, que o usuário
controle fisicamente o equipamento de entrada?
2 - Como fazer para que os equipamentos de entrada
usados suportem as interações disponíveis e manipulações
das ferramentas virtuais disponíveis?
3 - Se o usuário tem um corpo virtual, como
fazê-lo comparativo às dimensões físicas do
usuário - dimensões, como se move, controle?
4 - Como as técnicas de interação
disponíveis ajudam ou atrapalham as tarefas do aplicativo?
5 - Como agilizar tais tarefas, através de
uma boa apresentação?
6 - Como fazer, bem, a escolha de modalidades de
sentimento de saída suportarem as técnicas de apresentação.
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