"Realidade Virtual é a tecnologia
que facilita a operação de sistemas complexos. Traduzir informações
em conhecimento é o propósito da realidade virtual."
O que é
Realidade Virtual?
Enquanto os termos Ciberespaço
e RealidadeVirtual têm sido usados por anos, a indústria
de realidade virtual está na infância ( Evans e Sutherland
demonstrou o primeiro capacete stereo em 1965). O termo Realidade Virtual
é creditado à Jaron Lanier, fundador da pesquisa VPL.
Poucas tecnologias, em anos recentes,
têm agitado tanto a comunidade científica, em termos de discussão.
Pode se esperar uma reação geral porque a Realidade Virtual
mexe com sensos humanos. Clama-se por um passo além da Realidade
Virtual, porque ela faz com a que a tecnologia interaja com o ser humano,
ao invés do ser humano interagir com a tecnologia. Envolvendo-se
com o projeto de interfaces com o usuário, simulação
visual e de vôo, VR é única do ponto de vista de ênfase
no usuário - na sua participação, bem dito. VR foca
a atenção do usuário na experiência.
A qualidade da experiência é
crucial. Para estimular criatividade e produtividade, a experiência
virtual deve ser crível. A realidade deve reagir apropriadamente
com os fatores físicos e perceptivos dos participantes humanos,
de formas apropriadas, em conformidade com representações
cognitivas do micromundo em que eles se encontram imersos. A experiência
não necessita ser realista, mas, deve ser consistente.
Realidade Virtual
hoje:
Os produtos de VR parecem ser uma solução
em busca de problemas. Assim como produtos de CG, os custos iniciais costumam
ser proibitivos. Um ambiente de VR completo costuma ser estimado em 50mil
dólares - até 100 mil. Há sugestões de uso
em Computador Pessoal que costumam ser avaliadas em apenas 500 dólares.
Uma limitação séria
da tecnologia dá-se com o número de apologias. Como uma VR
encontrada em 92m a atitude geral foi " Se as cenas não forem boas,
nós não necessitamos de grandes cenas para arquivar nossos
objetos. Eles não devem estar em tempo real e não necessitam
ser terrivelmente realistícos." Vemos como uma forte analogia com
sistemas de CG em tempos iniciais, quando ainda se usavam monitores monocromáticos.
Racionalizava-se que não era necessário monitor colorido
ou dinâmico. Nós esperamos que a comunidade de RV reaja com
a mesma conclusão dos progressos tecnológicos.
Muitas pesquisas em vários elementos
para RV precisam ser desenvolvidas... Necessitamos encontrar uma forma
confortável de interação do usuário com ambientes
de Realidade Virtual, de maneira que o mesmo guarde muitas informações
e possa controlar bem. Bola’s sugere que para acomodar muitos usuários,
deveria se desenvolver um monitor estereoscópico. Mas, os preços
tendem a cair e a atrair mais e mais usuários.
Discussões
e Progressos:
Atualmente, nós como desenvolvedores,
críticos somos distraídos por mensurar a fidelidade de várias
tecnologias usadas em sistemas VR. Esta preocupação, atrapalha
nosso enfoque principal em artigos reais que efetivam a implementação
em VR. A análise do problema e o projeto de sistemas. A análise
de problemas e o projeto de sistemas, em alguns casos, reengenharia, apontam
que aplicações em VR podem fazer interfaces com humanos através
de suas orelhas. Esta mentira é de grande benefício para
o usuário. Assim, novas tecnologias , novas lógicas e novas
arquiteturas funcionais têm sido desenvolvida para satisfazer os
requisitos de uso por seres humanos.
Assim como a computação
gráfica, que é usada como um componente de VR, avança,
a VR avança ainda mais, apresentando grandes ganhos.
A arquitetura de sistemas de jogos e
de componentes de rede tem sido usadas para VR. Para produzir uma experiência
para uma aplicação específica, o sistema de um jogo
deve suportar uma grande faixa de experiências possíveis do
usuário e ainda manter requisitos mínimos ditados pelos usuários. |