RV e Periféricos - Definições e Análises



 
Interação suavizada em Realidade Virtual 
 
Artigo que comenta o "JOT", uma interface que utiliza técnicas de Realidade Virtual para manipular e gerar projetos, tal como projetos arquitetônicos. Tal interface usa os gestos do usuários para modelar em 3D. 
 Referência: Zeleznik R. C., Markosian L., LaViola J.J. and Forsberg A. S., "Seamless     Interaction in Virtual Reality", IEEE Computer Graphics and Applications, Nov./Dec. 1997, pp. 6-9

 
Discussões sobre interfaces para Sistemas de R.V.
 
          Artigo sobre algumas discussões e propostas de propriedades das interfaces para Sistemas de Realidade Vitual. Trata-se de um tutorial de discussão.
 
Referência: Esposito Chris, "User Interface Issues for Virtual Reality Systems", ACM Proceedings of CHI 96, April 1996, pp. 340-341
O futuro da Realidade Virtual: capacetes versus displays de imersão espaciais 
 
Neste artigos, 5 palestrantes discutem as vantagens e desvantagems dos displays disponíveis para ambientes virtuais e apontam suas experiências com eles. Leitura necessária para escolha de periférico para Realidade Virtual. 
 
Referência: Byron Steve, Zeltzer David, Bolas T. Mark, La Chapelle Bertrand  e Bennet, David - "The Future of Virtual Reality: Head Mounted Displays Versus Spatially Immersive Displays" - Proceedings of the Siggraph'96 conference on Computer Graphics, pp. 485-486


Mosaicos de vídeo para ambientes virtuais 
 

         Artigo sobre técnica para mosaicos de quadros de vídeos para aplicação em ambientes virtuais, tal como telepresença, telemedicina etc. O autor propõe e apresenta as vantagens de técnica nova para tal propósito, em relação a outras técnicas utilizadas. São discutidos processos de análise de combinação de imagens diversos. 
Referência: Szeliski, R., "Video Mosaics for Virtual Environments", IEEE Computer Graphics and Applications, March 1996, pp. 22-30
 
Quantificando imersão em Realidade Virtual
 
Importante texto que promove a análise de duas experiências para comparação de desempenho de usuários de desktop versus usuários de ambientes RV. As conclusões, baseadas na estatística das análises apontam melhora de desempenho para usuários de RV em alguns casos e indiferença entre outros casos.
 
Referência: Pausch R., Proffitt D. e Williams G., "Quantifying Immersion in Virtual Reality", Proceedings of the 1997 - ACM Siggraph annual conference on Computer Graphics, pp. 13-18