Interação
suavizada em Realidade Virtual
Artigo que comenta o "JOT", uma
interface que utiliza técnicas de Realidade Virtual para manipular
e gerar projetos, tal como projetos arquitetônicos. Tal interface
usa os gestos do usuários para modelar em 3D.
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Referência: Zeleznik
R. C., Markosian L., LaViola J.J. and Forsberg A. S., "Seamless
Interaction in Virtual Reality", IEEE Computer Graphics and Applications,
Nov./Dec. 1997, pp. 6-9
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Discussões
sobre interfaces para Sistemas de R.V.
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Artigo
sobre algumas discussões e propostas de propriedades das interfaces
para Sistemas de Realidade Vitual. Trata-se de um tutorial de discussão.
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Referência: Esposito Chris, "User Interface Issues
for Virtual Reality Systems", ACM Proceedings of CHI 96, April 1996,
pp. 340-341
O
futuro da Realidade Virtual: capacetes versus displays de imersão
espaciais
Neste artigos, 5 palestrantes discutem as vantagens e
desvantagems dos displays disponíveis para ambientes virtuais e
apontam suas experiências com eles. Leitura necessária para
escolha de periférico para Realidade Virtual.
Referência: Byron Steve, Zeltzer
David, Bolas T. Mark, La Chapelle Bertrand e Bennet, David - "The
Future of Virtual Reality: Head Mounted Displays Versus Spatially Immersive
Displays" - Proceedings of the Siggraph'96 conference on Computer Graphics,
pp. 485-486
Mosaicos
de vídeo para ambientes virtuais
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Artigo
sobre técnica para mosaicos de quadros de vídeos para aplicação
em ambientes virtuais, tal como telepresença, telemedicina etc.
O autor propõe e apresenta as vantagens de técnica nova para
tal propósito, em relação a outras técnicas
utilizadas. São discutidos processos de análise de combinação
de imagens diversos.
Referência: Szeliski, R., "Video
Mosaics for Virtual Environments", IEEE Computer Graphics and Applications,
March 1996, pp. 22-30
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Quantificando
imersão em Realidade Virtual
Importante texto que promove a análise de duas
experiências para comparação de desempenho de usuários
de desktop versus usuários de ambientes RV. As conclusões,
baseadas na estatística das análises apontam melhora de desempenho
para usuários de RV em alguns casos e indiferença entre outros
casos.
Referência: Pausch R., Proffitt D.
e Williams G., "Quantifying Immersion in Virtual Reality", Proceedings
of the 1997 - ACM Siggraph annual conference on Computer Graphics, pp.
13-18
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