Interação suavizada em Realidade Virtual  
 
 
    Aplicações como vizualização científica, ilustração em 3D, projetos arquitetônicos e mecânicos exigem do empreendedor um elevado número de tarefas para atingir o projeto final. Tais tarefas podem ser um conjunto de operações: criação, vizualização, manipulação, anotações, análise, manipulação de objetos. Todavia, para tais procedimentos, muitos dos projetistas já utilizam o computador para algumas tarefas. Algumas interfaces mais recentes, para projetos, já utilizam tecnologia de Realidade Virtual, com imersão que permitem operações interativas via um ou dois dos 6 graus de liberdade dos equipamentos de entrada e um display do tipo capacete estéreo.
    Neste trabalho, propõe-se o JOT - uma nova interface de pesquisa que está sendo desenvolvida em conjunto pela National Science Foundation's Science and Technology e pela Universidade de Utah. Este sistema integra com suavidade e aplica uma variedade de ferramentas de RV para tarefas específicas. A interface do JOT baseia-se no fato de que a interação por gestos é mais direta, em muitos casos, que a outras interações. JOT nasceu de um outro projeto, chamado de Sketch, para criação de modelos imprecisos usando gestos, extendendo este projeto para um amplo espectro de modelagens. O artigo vai dar uma descrição ampla destes aspectos.
    Usando gestos, baseado em rabiscos, para editar modelos:
    O modelo de criação e edição do JOT se baseia no uso de canetas. Desenvolve-se esta abordagem porque muitas pessoas preferem projetar com papel e cantea e só depois usar recursos computacionais para criar ou analizar os modelos 3D concebidos.
    Traçando com papel e caneta traz rapidez ao projeto e permite conceber formas aproximadas do modelo 3D. Você pode traçar e obter um modelo aproximado, ou mesmo exato, daquilo que se deseja. Em contrapartida, o uso de técnicas computacionais, força a adequação à um modelo de interface e aprendizado de um conjunto específico de instruções.
    Entretanto, é bom lembrar as limitações de uso de caneta e papel que geram modelos 2D, enquanto o computador pode gerar modelos 3D.
    JOT provê uma interface moderna que baseada na transparência do papel e no que foi desenhado pela caneta, cria modelos 3D para componentes geométricos primitivos. JOT não tem menus ou botões de interface, ele apresenta uma tela de display branca como um quadro vazio para você trabalhar. Em JOT, você especifica as operações e seu parâmetros por significados de gestos simples. 
    JOT, atualmente, suporta primitivas baseadas em sólidos simples, tais como cubos, cones, esferas. Extensões, tais como modelos de moléculas estão sendo inseridas. De forma a evitar as limitações da interação por mesa de trabalho, migrou-se o sistema para um Active Desk, um tipo de ambiente de trabalho imersivo desenvolvido por "Input Techologies fo Toronto" que suporta um modo mais natural de trabalho em 2D, com transição suave para modelos 3D. Tal plataforma pode ser vista na figura 1 do artigo fonte. Neste caso, se trabalha como se estivesse sobre uma prancheta de desenho comum.
    Em outro artigo - R.C. Zeleznik, K.P. Herndon and J.F. Hughes, "Sketch: An Interface for Sketching 3D Scenes" - Computer Graphics (Proc. Siggraph 96), Vol. 30, No. 4, Aug. 1996, pp. 163-170, detalha-se como JOT interpreta gestos. Essencialmente, gestos são compostos de múltiplas linhas traçadas. Quando o sistema reconhece uma sequência destas linhas traçadas, ele executa uma operação correspondente. Tais operações, tipicamente, usam as linhas traçadas para adiante parametrizar as operações. As informações dadas por tais linhas é muito rica - comprimentos, velocidade de traço, localização relativa.
    O sistema determina o tipo de primitiva por análise de topologia dos gestos e determina suas dimensões diretamente das dimensões das ações. Também é usado gestos para intanciar widgets 2D ou 3D - o que é raro. JOT permite ainda manipular cores. 
    JOT automaticamente infere parentescos de agrupamentos e entre objetos de acordo com certos passos. Agrupamentos bidirecionais  também são permitidos. É permitido ainda dizer que objetos se movem ao longo de uma dada linha que está previamente definida. Ou mesmo superfícies. 
    Características Adicionais Relevantes:
    - Seleção de objetos que estão distantes e manipulação destes em 3D ou navegação nestes;
    - Tomar objetos distantes e puxá-los para perto;
    - Transição automática para o modo estéreo, permitindo visualizações de dois elementos distintos ao mesmo tempo, em 2D ou 3D;
    - Permissão de eliminação de elementos e de redimensionamento;
    Trabalhos futuros: 
    Os autores citam como dificuldades a realimentação ao usuário, usando ativadores. Para tanto se propõem a verificar o uso do "Phantom haptic" como outra ferramenta da mesa de trabalho. 
    Extensão do JOT para formas livres.
    Desenvolvimento do mesmo para sistemas em tempo real para geração de modelos 3D renderizados - extensão para artistas.