VRML - Virtual Reality Modeling Language
VRML (pronuncia-se vermal) ou Virtual Reality Modeling Language tem sido aplicada em diversos projetos para concepção de mundos virtuais e é uma importante aliada no desenvolvimento de mundos tridimensionais interativos na Web e tem uma história fundamentada na colaboração de diversos pesquisadores e importantes empresas relacionadas com a Computação Gráfica.
Características básicas de VRML
Arquivos que simulam mundos
3D em VRML, são na verdade uma descrição textual,
na forma de textos ASCii. Assim, por meio de qualquer processador de textos,
um desenvolvedor pode conceber tais mundos. Estes arquivos definem como
estão as formas geométricas, as cores, as associações,
os movimentos, enfim, todos os aspectos relacionados com a idéia
do autor. Quando um dado navegador - browser - lê um arquivo com
a extensão .wrl, o mesmo constrói o mundo descrito, ativando
um plug-in compatível.
Um arquivo VRML se caracteriza
por quatro elementos principais: - o cabeçalho (obrigatório);
- os protótipos; - as formas, interpoladores, sensores, scripts
e as rotas. O cabeçalho é composto pela instrução
"#VRML V2.0 utf8" e sua omissão impossibilita o plug-in do navegador
de ler o arquivo em questão.
A concepção
de cenários tridimensionais, usando VRML, se baseia na elaboração
de uma grafo direcionado acíclico, contendo diferentes ramos - nós
- que, associados de forma correta podem ser agrupados ou estarem independentes
uns dos outros. A grande diversidade destes nós (54 pré-definidos),
incluindo primitivas geométricas, propriedades de aparência,
sons (e propriedades) e vários tipos de nós de agrupamentos,
é uma das principais características e qualidades da linguagem.
É permitido reutilização
de código através da prototipação, baseada
na definição de novos nós (protos) que podem ser utilizados
por outros arquivos e ativados dentro de um arquivo como um nó externo,
sem duplicação de códigos.
A concepção
de formas se dá através da associação
de elementos 3D geométricos pré-definidos, tais como Cones,
Cilindros, Esferas, Caixas etc de atributos variáveis e que
podem estar associados a texturas.
A modificação de fundos está possibilitada
pelo uso de nós específicos - backgrounds, - que permitem
simular ambientes diferenciados que se assemelham a condições
que variam de um lindo dia de sol, um dia nublado ou com muita neblina
até a noites.
É possível
o controle de aparência de elementos do cenário, bem como
a inserção de diferentes formas de fontes de
luz (pontuais, direcionais, ambiente), visando dar mais realismo ao cenário
concebido. Recursos de acrescentar sons e filmes também estão
disponíveis por utilização de nós específicos
e são compatíveis com os principais formatos de áudio
e vídeo: .mpeg, .mpg, .mid., .wav.
Podem ser elaborados
scripts que facilitam as animações utilizando-se Java ou
JavaScript de forma a complementar a troca de informações
entre os elementos do mundo virtual. Esta propriedade provê possibilidade
de animações e de dinamismo às formas concebidas e
inseridas no cenário. O código em JavaScript pode fazer parte
do arquivo original.