VRML - Virtual Reality Modeling Language

             VRML (pronuncia-se vermal) ou Virtual Reality Modeling Language tem sido aplicada em diversos projetos para concepção de mundos virtuais e é uma importante aliada no desenvolvimento de mundos tridimensionais interativos na Web e tem uma história fundamentada na colaboração de diversos pesquisadores e importantes empresas relacionadas com a Computação Gráfica.

Características básicas de VRML

        Arquivos que simulam mundos 3D em VRML, são na verdade uma descrição textual, na forma de textos ASCii. Assim, por meio de qualquer processador de textos, um desenvolvedor pode conceber tais mundos. Estes arquivos definem como estão as formas geométricas, as cores, as associações, os movimentos, enfim, todos os aspectos relacionados com a idéia do autor. Quando um dado navegador - browser - lê um arquivo com a extensão .wrl, o mesmo constrói o mundo descrito, ativando um plug-in compatível.
        Um arquivo VRML se caracteriza por quatro elementos principais: - o cabeçalho (obrigatório); - os protótipos; - as formas, interpoladores, sensores, scripts e as rotas. O cabeçalho é composto pela instrução "#VRML V2.0 utf8" e sua omissão impossibilita o plug-in do navegador de ler o arquivo em questão.
        A concepção de cenários tridimensionais, usando VRML, se baseia na elaboração de uma grafo direcionado acíclico, contendo diferentes ramos - nós - que, associados de forma correta podem ser agrupados ou estarem independentes uns dos outros. A grande diversidade destes nós (54 pré-definidos),  incluindo primitivas geométricas, propriedades de aparência, sons (e propriedades) e vários tipos de nós de agrupamentos, é uma das principais características e qualidades da linguagem.
        É permitido reutilização de código através da prototipação, baseada na definição de novos nós (protos) que podem ser utilizados por outros arquivos e ativados dentro de um arquivo como um nó externo, sem duplicação de códigos.
        A concepção de formas  se dá através da associação de elementos 3D geométricos pré-definidos, tais como Cones, Cilindros, Esferas, Caixas etc  de atributos variáveis e que podem estar associados a texturas.
A modificação de fundos está possibilitada pelo uso de nós específicos - backgrounds, - que permitem simular ambientes diferenciados que se assemelham a condições que variam de um lindo dia de sol, um dia nublado ou com muita neblina até a noites.
        É possível o controle de aparência de elementos do cenário, bem como a  inserção de diferentes  formas de fontes de luz (pontuais, direcionais, ambiente), visando dar mais realismo ao cenário concebido. Recursos de acrescentar sons e filmes também estão disponíveis por utilização de nós específicos e são compatíveis com os principais formatos de áudio e vídeo: .mpeg, .mpg, .mid., .wav.
        Podem ser elaborados scripts que facilitam as animações utilizando-se Java ou JavaScript de forma a complementar a troca de informações entre os elementos do mundo virtual. Esta propriedade provê possibilidade de animações e de dinamismo às formas concebidas e inseridas no cenário. O código em JavaScript pode fazer parte do arquivo original.

Tutorial Introdutório sobre VRML´97