1 - Cortona
VRML Facilitando a Navegação
A seguir algumas dicas para facilitar o uso da barra de navegação
Para acelerar a navegação, você pode manter pressionada a tecla Ctrl enquanto navega.
Os botões go, walk e fly sempre estão associados aos botões plan, pan, roll and turn.

walk + plan = movimentos em todas as direções do eixo x e y
walk + pan = movimentos horizontais e veriticais
walk + roll = roda o objeto
fly + plan = movimentos em todas as direções do eixo x e y
fly + pan = vista superior do objeto
fly + turn = permite girar a câmera, como se movimentasse a cabeça
fly + roll = permite fazer a translação do objeto
study + plan = rotacionar o eixo x
study + pan = rotacioanar o eixo y
study + turn = girar no eixo y e no eixo z
study + roll = girar em todos os eixos
Para ajustar o posicionamento na cena são usados os seguintes botões:
Goto – aproxima o ponto selecionado
Align - alinha sua visão com a linha do horizonte
Restore - volta à posição de origem da cena.
Fit – faz adequação do objeto ao tamanho da tela
View - permite selecionar ou trocar de câmera.
Dicas:
Para agilizar sua navegação, clique com o botão direito do mouse e selecione speed e aumente a velocidade da sua navegação.
Para que sua navegação fique melhor, você deve acionar o sensor de colisão. Para acioná-lo, você deve primeiramente clicar com o botão direito do mouse e selecionar Preferences.
Com isso uma nova janela será aberta. Agora, selecione Navigation, vá em collision detection e selecione always.
Organizadores Gráficos Conceituais
Abre a "janela de Definições
Mostra e retorna para a estrutura anterior.
Paineis de Controle
Aumentar os dados de entrada.
Diminui os dados de entrada.
Iniciar o experimento.
Parar o experimento.
Acessa mapa conceitual do experimento. |