Manual do Usuário

1 - Cortona

VRML Facilitando a Navegação

     A seguir algumas dicas para facilitar o uso da barra de navegação

     Para acelerar a navegação, você pode manter pressionada a tecla Ctrl enquanto navega. 

     Os botões go, walk e fly sempre estão associados aos botões plan, pan, roll and turn.

                                 

walk + plan = movimentos em todas as direções do eixo x e y

walk + pan =  movimentos horizontais e veriticais

walk + roll = roda o objeto

fly + plan = movimentos em todas as direções do eixo x e y

fly + pan = vista superior do objeto

fly + turn = permite girar a câmera, como se movimentasse a cabeça

fly + roll = permite fazer a translação do objeto

study + plan = rotacionar o eixo x

study + pan = rotacioanar o eixo y

study + turn = girar no eixo y e no eixo z

study + roll = girar em todos os eixos

      Para ajustar o posicionamento na cena são usados os seguintes botões:

Goto – aproxima o ponto selecionado

Align - alinha sua visão com a linha do horizonte

Restore - volta à posição de origem da cena.

Fit – faz adequação do objeto ao tamanho da tela

View - permite selecionar ou trocar de câmera.

Dicas:     

Para agilizar sua navegação, clique com o botão direito do mouse e selecione speed e aumente a velocidade da sua navegação.

Para que sua navegação fique melhor, você deve acionar o sensor de colisão. Para acioná-lo, você deve primeiramente clicar com o botão direito do mouse e selecionar Preferences.

Com isso uma nova janela será aberta. Agora, selecione Navigation, vá em collision detection e selecione always.

Organizadores Gráficos Conceituais

Abre a "janela de Definições

Mostra e retorna para a estrutura anterior.

Paineis de Controle

Aumentar os dados de entrada.

Diminui os dados de entrada.

Iniciar o experimento.

Parar o experimento.

Acessa mapa conceitual do experimento.