AJUDA
Como utilizar o ambiente Virtual?
Com a instalação completa, ao clicar no ícone "Laboratório Virtual", será aberta uma nova janela com o mundo virtual, como é mostrado na figura a seguir:
Figura 01 - Hall de entrada para os laboratórios
Essa primeira sala virtual, é o hall de entrada para os laboratórios, logo, basta clicar em uma das portas para entrar na sala desejada.
Clicando nas portas dos laboratórios, você entrará na respectiva sala, o interior dos laboratórios 01 e 02 são mostrados nas próximas Figuras.
Figura 02 - Laboratório da Bomba Centrífuga
Figura 03 - Laboratório do Ventilador Centrífugo
Neste local é possivel manipular todos os objetos, para arrastar partes do motor ou bomba, basta clicar sobre a parte, manter o botão do mouse pressionado e arrastar.
Para voltar para o hall, e entrar em outro laboratório, basta clicar na porta de saida.
O comando da navegação do ambiente é efetuado através da barra de tarefas do plug-in que você instalou, dentre estas funcionalidades, será possivel escolher entre View Points diferentes, definidos no código do ambiente, ou mesmo efetuar rotações e navegar livremente no laboratório virtual.
O painel de controle do sistema do laboratório (Figuras 04 e 05) permite entrar nessa página de ajuda, ligar ou desligar o sistema (também responsável por ativar o painel de resultados), trocar o sistema (que permite a mudança visual do sistema de controle por válvula para controle por inversor de freqüência) e abrir/fechar o motor e a bomba, que faz com que todos os componentes se afastem, permitindo uma boa visualização interna dos componentes dessas máquinas. Outra parte interessante desse painel é a visualização da vazão que se deseja manter no sistema de bombeamento ou ventilação e o tempo por ano no qual se considera que o sistema será utilizado (este valor é utilizado para calcular a energia gasta por ano com o equipamento).
Figura 04 - Painel de Controle do laboratório 01
Figura 05 - Painel de Controle do laboratório 02
Quanto ao controle da vazão, existem algumas peculiaridades, no laboratório 01, que é o da bomba centrífuga, o controle pode ser feito através do giro da válvula ou clicando nos comandos do inversor de freqüência. No laboratório 02, que conta com o sistema motor-ventilador centrífugo, a mudança da vazão pode ser efetuada diretamente no painel ou no inversor de freqüência, pode-se ainda notar que no controle por válvula, à medida que se regula a vazão, ocorre o movimento respectivo do damper, que funciona como a válvula do ventilador.
Outra diferença destacável no laboratório 02 é a ocorrencia do ícone a seguir, que é responsável por tornar a carcaça do ventilador transparente.
Figura 06 - Controle da Transparência da carcaça do ventilador.
Qual o significado da tabela de resultados?
Quando se dá o comando para ligar o sistema (botão liga/desliga) um novo aparato aparece na simulação, o painel de resultados, mostrado na figura 07.
Figura 07 - Painel de Resultados
Esse painel consiste em uma tabela, que mostra o resultado da simulação do sistema do laboratório em que se está em quatro cenários diferentes:
>>>Linha 1: A primeira linha mostra os resultados de simulação caso o motor seja da linha padrão e o controle da vazão seja efetuado através do estrangulamento por válvula.
>>>Linha 2: Esta linha mostra os resultados de simulação caso o motor seja da linha padrão e o controle da vazão seja efetuado através de controlador eletrônico, neste caso o inversor de freqüência.
>>>Linha 3: Mostra os resultados de simulação caso o motor seja da linha alto rendimento e o controle da vazão seja efetuado através do estrangulamento por válvula.
>>>Linha 4: Esta linha mostra os resultados de simulação caso o motor seja da linha alto rendimento e o controle da vazão seja efetuado através de controlador eletrônico.
Cada Coluna da tabela também tem um significado especial e se refere respectivamente: pressão em mcA (metros de coluna d'água), rendimento da máquina de fluxo, potência hidráulica do sistema, potência mecânica da entrada em HP, potência elétrica em kW, energia elétrica consumida MWh, custo relativo ao uso de energia elétrica em 1 ano e o Tempo de Retorno do Investimento (TRI) em anos.
É importante informar que nessa versão do trabalho o sistema do laboratório 02 não possui trabela de resultados.
Todos os direitos reservados - Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Engenharia Elétrica - 2008 - Criado por Eduardo Souza