Introdução:
"Muitos sítios na rede referem-se a si mesmos com cursos.... Em
alguma universidades administradores pressionam as faculdades para proverem
tais cursos, sem oferecerem linhas mestras de como a Internet pode ser
bem utilizada para educação". Observando tais cursos, há
uma grande decepção, a maioria deles não provê
muito de interação. Aqui, a análise é voltada
para os casos em que a WEB não é usada como meio complementar
de ensino, mas, como meio principal de ensino. "Não estamos sugerindo
que outras formas de entrega de aprendizado são adequadas. Aprendizado
à distância é uma importante forma de abordagem para
a educação no futuro, mas, não é, atualmente,
disponibilizada pela WEB."
Informação
X Aprendizado:
"Estes cursos que encontramos na rede confundem a
informação com o aprendizado." A simples entrega de
informações não é suficiente para aprendizado.
O bom material para aprendizado considera, por exemplo, resolução
de problemas, imaginação e criatividade.
Problemas
com o aprendizado:
-
Aprendizado é geralmente raridade - o
primeiro problema crítico é que muitos dos nossos alunos
não aprendem na escola. Benjamin Bloom e seus estudantes apresentaram,
com uma experiência nas escolas públicas de Chicago que ninguém
podia aprender qualquer conteúdo. Para o bom aprendizado seria necessário
a individualização da entrega do conhecimento, com tratamento
em sepatado de cada aluno e problema. Ao mesmo tempo, Bloom alega que tais
soluções seriam muito caras para serem práticas.
-
Aprendizado é a necessidade de muitas pessoas
- o segundo problema é a grande quantidade
de pessoas que necessitam de aprendizado, das mais distitntas formas, em
geral. Além disto, o aprendizado não deve ser encarado como
algo que pára nas escolas e universidades, deve ser tratado como
uma necessidade ao longo da vida de todas as pessoas. Do ínicio
deste século para cá, o número de pessoas na terra
sextuplicou, alijando muitas pessoas do processo educacional.
-
Aprendizado é muito custoso - um
terceiro problema é que aprender hoje é muito caro e não
é muito fácil não. em países em desenvolvimento,
aprendizado é limitado a um pequeno número de pessoas.
O processo educacional pode ser revisto para solucionar isto.
Aprendizado
na WEB:
Dados esses problemas, o que pode ser dito
sobre a Web como método de entrega do conhecimento??
-
Interação - um desafio - "A
maior dificuldade é que a interação disponível
na WEB é muito frágil, atualmente. Para melhor aprendizado
dos estudantes, eles devem ser capazes de interações em maior
grau. A Web provê baixo grau de interação. Nossa linguagem
é a mais poderosa ferramenta de interação que temos.
Ela não é perfeita, mas, sofreu evolução ao
longo de milhares de anos. Obter os problemas de cada estudante requer
interação de forma livre em linguagem natural." A maioria
do material da Web é entregue em HTML. HTML oferece uma interatividade
baseada em point-and-click e não pode ser usada como elemento de
alta interatividade. Necessitamos de contruir sistemas que possam entender
linguagem natural e interagir a partir dela, como resposta às dificuldades
de cada estudante. Este tipo de interação não
necessariamente requererá pesquaisas ou técnicas de Inteligência
Artificial. De fato, dependerá apenas dos professores que poderão
conceber respostas adequadas às diversas solicitações
dos estudantes. Tais materiais devem ser concebidos em Centros de Tecnologia
Educacionais. Por causa da dependência da Web do HTML, o material
tende a ser pobre em termos de capacidades de hipertexto. Aqui, Java deve
ser entendido como uma forte aliada que poderá melhorar muito a
interatividade da rede.
-
Grande número de estudantes - Uma
grande desvantagem é que a Web não pode identificar problemas
particulares de cada um dos estudantes. Outras tecnologias competidoras
poderão prover tais capacidades e assim, atingir grande quantidade
de estudantes.
-
Problemas com a rede - o
conteúdo necessário para aprendizado pode ser muito difícil
de ser carregado por causa do tempo excessivo de carga - o que pode
ser frustante. Além do mais, muitas escolas não têm
acesso à rede, muitos sítios não provêm comunicação
bi-direcional, que é essencial para aumento de interatividade.
Começando
com a Web
A forma adquada de começar pela Web implica
numa análise do que os estudantes têm mais dificuldade e o
que é necessário para diminuir tais dificuldades. Assim,
o material disponível deve aprender com a interação
com os estudantes.
|