A Web não é o mais adequado para aprendizado:
   

 
 
Introdução:  
 
"Muitos sítios na rede referem-se a si mesmos com cursos.... Em alguma universidades administradores pressionam as faculdades para proverem tais cursos, sem oferecerem linhas mestras de como a Internet pode ser bem utilizada para educação". Observando tais cursos, há uma grande decepção, a maioria deles não provê muito de interação. Aqui, a análise é voltada para os casos em que a WEB não é usada como meio complementar de ensino, mas, como meio principal de ensino. "Não estamos sugerindo que outras formas de entrega de aprendizado são adequadas. Aprendizado à distância é uma importante forma de abordagem para a educação no futuro, mas, não é, atualmente, disponibilizada pela WEB." 
 
Informação X Aprendizado: 
 
"Estes cursos que encontramos na rede confundem a informação com o aprendizado."  A simples entrega de informações não é suficiente para aprendizado. O bom material para aprendizado considera, por exemplo, resolução de problemas, imaginação e criatividade. 
 
Problemas com o aprendizado:
  • Aprendizado é geralmente raridade - o primeiro problema crítico é que muitos dos nossos alunos não aprendem na escola. Benjamin Bloom e seus estudantes apresentaram, com uma experiência nas escolas públicas de Chicago que ninguém podia aprender qualquer conteúdo. Para o bom aprendizado seria necessário a individualização da entrega do conhecimento, com tratamento em sepatado de cada aluno e problema. Ao mesmo tempo, Bloom alega que tais soluções seriam muito caras para serem práticas.
  • Aprendizado é a necessidade de muitas pessoas - o segundo problema é a grande quantidade de pessoas que necessitam de aprendizado, das mais distitntas formas, em geral. Além disto, o aprendizado não deve ser encarado como algo que pára nas escolas e universidades, deve ser tratado como uma necessidade ao longo da vida de todas as pessoas. Do ínicio deste século para cá, o número de pessoas na terra sextuplicou, alijando muitas pessoas do processo educacional. 
  • Aprendizado é muito custoso - um terceiro problema é que aprender hoje é muito caro e não é muito fácil não. em países em desenvolvimento, aprendizado  é limitado a um pequeno número de pessoas. O processo educacional pode ser revisto para solucionar isto. 
Aprendizado na WEB:  
 
Dados esses problemas,  o que pode ser dito sobre a Web como método de entrega do conhecimento?? 
  • Interação - um desafio - "A maior dificuldade é que a interação disponível na WEB é muito frágil, atualmente. Para melhor aprendizado dos estudantes, eles devem ser capazes de interações em maior grau. A Web provê baixo grau de interação. Nossa linguagem é a mais poderosa ferramenta de interação que temos. Ela não é perfeita, mas, sofreu evolução ao longo de milhares de anos. Obter os problemas de cada estudante requer interação de forma livre em linguagem natural." A maioria do material da Web é entregue em HTML. HTML oferece uma interatividade baseada em point-and-click e não pode ser usada como elemento de alta interatividade. Necessitamos de contruir sistemas que possam entender linguagem natural e interagir a partir dela, como resposta às dificuldades de cada estudante.  Este tipo de interação não necessariamente requererá pesquaisas ou técnicas de Inteligência Artificial. De fato, dependerá apenas dos professores que poderão conceber respostas adequadas às diversas solicitações dos estudantes. Tais materiais devem ser concebidos em Centros de Tecnologia Educacionais. Por causa da dependência da Web do HTML, o material tende a ser pobre em termos de capacidades de hipertexto. Aqui, Java deve ser entendido como uma forte aliada que poderá melhorar muito a interatividade da rede. 
  • Grande número de estudantes - Uma grande desvantagem é que a Web não pode identificar problemas particulares de cada um dos estudantes. Outras tecnologias competidoras poderão prover tais capacidades e assim, atingir grande quantidade de estudantes. 
  • Problemas com a rede - o conteúdo necessário para aprendizado pode ser muito difícil de ser carregado por causa do tempo excessivo de carga  - o que pode ser frustante. Além do mais, muitas escolas não têm acesso à rede, muitos sítios não provêm comunicação bi-direcional, que é essencial para aumento de interatividade. 
Começando com a Web 
  
A forma adquada de começar pela Web implica numa análise do que os estudantes têm mais dificuldade e o que é necessário para diminuir tais dificuldades. Assim, o material disponível deve aprender com a interação com os estudantes. 
   
Referência: Bork, A. e Britton Jr. David R. - "The Web is Not Yet Suitable for Learning" - IEEE Transations on Computer Graphics, June 1998, pp. 115-116