Introdução:
O artigo descreve experiência piloto em video-conferência,
para aprendizado à distância, usando comunicação
multimídia e uma Rede Digital de Serviços Integrados - ISDN.
"Serviços de telemática usados em Educação
à distância oferecem um grande potencial que pode contribuir
para a introdução de novos paradigmas e melhoria do processo
de aprendizado [2,3]".
"Ainda assim, é difícil de encontrar experiências que
permitam avaliar, de forma efetiva, os efeitos no aprendizado, as limitações
de custo, as limitações para o sucesso das técnicas
e a aceitação por estudantes e alunos."
O projeto Teleeducacion-RDSI amparado pelo centro de pesquisas da
Technical University of Madrid é dirigido para a evolução
da adequação de tecnologias de comunicação
multimídia para ensino à distância. Usando uma ISDN
pública, estudantes da Universidade acessam, de suas residências,
leituras em tempo real, além de vasto material didático com
a possibilidade de poderem interagir com outros estudantes.
"O projeto citado não é uma experiência de laboratório,
mas, uma experiência educional real." Está estruturado em
3 fases, diretamente relacionadas com 3 diferentes experiênccias,
cujos resultados serão capazes de prover uma avaliação
para aplicação em larga escala, cada uma delas provê
novas funcionalidades técnicas e novos perfis educacionais. Cada
fase conta com 10 estudantes, respeitando limitações técnicas
e condições econômicas. Tais estudantes estão
distribuídos ao longo de Madrid.
Aspectos técnicos
e infraestrutura do sistema de tele-educação:
A figura abaixo apresenta a estrutura básica do sistema e permite
a descrição dos elementos do mesmo:
-
A plataforma de comunicação: composta de uma rede ISDN pública
e uma rede LAN Ethernet associada.
-
Os terminais de estudantes: que oferecem facilidades para que os mesmos
executem leituras usando um sistema de vídeo-conferência executado
sobre a ISDN. Ao mesmo tempo, possibilitam acesso à Web, FTP, email.
Os terminais são equipados com Windows e um kit multimídia
H.320 para vídeo-conferência.
-
Os terminais de leitura, que usam a mesma configuração dos
terminais anteriores.
-
O servidor de informações multimídia: que serve de
hospedeiro das informações e provê acesso à
Internet e seus serviços.
Aspectos Educacionais:
"Há grande diferença entre a forma de planejamento
de uma leitura, usando vídeo-conferência e uma leitura normal
- face a face." O foco central está nas dificuldades do leitor.
"Existe um certo consenso sobre que os melhores resultados são obtidos
com um projeto especificados propriamente para o meio." A tecnologia cria
novas expectativas e não deve frustrar tanto professores quanto
alunos. "Os estudantes devem ter mais tempo para realizar as atividades
de próprio aprendizado."
As seções devem ter duração de 1 hora - recomendável,
evitando a fadiga de ficar olhando para monitores.
"O instrutor pode alternar execícios de observação
e de escuta, lendo e escrevendo, trabalhando como um time e finalmente,
discutir em grupo." Tais princípios tentam evitar a fadiga dos estudantes,
envolvendo-os. Cabe ao instrutor conhecer os perfis dos estudantes envolvidos,
antes do projeto começar. "É importante alternar entre atividades
ativas e passivas para o estudante."
É necessário elaborar material específico para o meio,
uma vez que o mesmo não possibilita a mesma qualidade do que existe
a nível de leitura face a face.
Evolução:
- redução dos custos
- engrandecimento do processo de aprendizado
- melhoria real da qualidade da educação.
A possibilidade de melhorias a níveis organizacionais, educacionais
e técnicas é muito grande.
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