Usando Tecnologias de Comunicação Multimídia em aprendizado à distância
   

 
 
Introdução:  
 
 O artigo descreve experiência piloto em video-conferência, para aprendizado à distância, usando comunicação multimídia e uma Rede Digital de Serviços Integrados - ISDN. 
"Serviços de telemática usados em Educação à distância oferecem um grande potencial que pode contribuir para a introdução de novos paradigmas e melhoria do processo de aprendizado [2,3]". 
"Ainda assim, é difícil de encontrar experiências que permitam avaliar, de forma efetiva, os efeitos no aprendizado, as limitações de custo, as limitações para o sucesso das técnicas e a aceitação por estudantes e alunos." 
O projeto Teleeducacion-RDSI amparado pelo centro de pesquisas da Technical University of Madrid é dirigido para a evolução da adequação de tecnologias de comunicação multimídia para ensino à distância. Usando uma ISDN pública, estudantes da Universidade acessam, de suas residências, leituras em tempo real, além de vasto material didático com a possibilidade de poderem interagir com outros estudantes.
"O projeto citado não é uma experiência de laboratório, mas, uma experiência educional real." Está estruturado em 3 fases, diretamente relacionadas com 3 diferentes experiênccias, cujos resultados serão capazes de prover uma avaliação para aplicação em larga escala, cada uma delas provê novas funcionalidades técnicas e novos perfis educacionais. Cada fase conta com 10 estudantes, respeitando limitações técnicas e condições econômicas. Tais estudantes estão distribuídos ao longo de Madrid. 
 
Aspectos técnicos e infraestrutura do sistema de tele-educação: 
 
A figura abaixo apresenta a estrutura básica do sistema e permite a descrição dos elementos do mesmo: 
  • A plataforma de comunicação: composta de uma rede ISDN pública e uma rede LAN Ethernet associada. 
  • Os terminais de estudantes: que oferecem facilidades para que os mesmos executem leituras usando um sistema de vídeo-conferência executado sobre a ISDN. Ao mesmo tempo, possibilitam acesso à Web, FTP, email. Os terminais são equipados com Windows e um kit multimídia H.320 para vídeo-conferência.
  • Os terminais de leitura, que usam a mesma configuração dos terminais anteriores.
  • O servidor de informações multimídia: que serve de hospedeiro das informações e provê acesso à Internet e seus serviços.
Aspectos Educacionais: 
 
"Há grande diferença entre a  forma de planejamento de uma leitura, usando vídeo-conferência e uma leitura normal - face a face." O foco central está nas dificuldades do leitor. "Existe um certo consenso sobre que os melhores resultados são obtidos com um projeto especificados propriamente para o meio." A tecnologia cria novas expectativas e não deve frustrar tanto professores quanto alunos.  "Os estudantes devem ter mais tempo para realizar as atividades de próprio aprendizado." 
As seções devem ter duração de 1 hora - recomendável, evitando a fadiga de ficar olhando para monitores. 
"O instrutor pode alternar execícios de observação e de escuta, lendo e escrevendo, trabalhando como um time e finalmente, discutir em grupo." Tais princípios tentam evitar a fadiga dos estudantes, envolvendo-os. Cabe ao instrutor conhecer os perfis dos estudantes envolvidos, antes do projeto começar. "É importante alternar entre atividades ativas e passivas para o estudante." 
É necessário elaborar material específico para o meio, uma vez que o mesmo não possibilita a mesma qualidade do que existe a nível de leitura face a face. 
 
Evolução: 
 
- redução dos custos
- engrandecimento do processo de aprendizado
- melhoria real da qualidade da educação.
A possibilidade de melhorias a níveis organizacionais, educacionais e técnicas é muito grande. 

  
 
Referência: biblioteca digital ACM