Aprendizado à distância para o gerenciamento de projetos de software: 
 
1. Introdução: 
 
Geralmente, gerenciar um projeto de software e mesmo o aprendizado de um projeto de software são tarefas árduas. Os estudantes estão envolvidos com métodos e técnicas e geralmente têm de realizar um dado projeto em tempos estabelecidos e para tanto o processo deve ser dinâmico e não estático. Um fator muito importante é que o estudante tenha consciência da necessidade de planejamento e de que as falhas retardam o processo e podem atrapalhar o desempenho do mesmo. O planejamento e o cumprimento de prazos são essencias.
 
2. Conteúdo: 
 
O curso de gerenciamento de projetos via televisão é dividido em 13 unidades. Os objetivos instrucionais de cada unidade são baseados nas tarefas profissionais que cada estudante deve performancear no seu trabalho de pesquisa. 
Exemplos são: 
  • para propor soluções realistas que serão necessárias durante o desenvolvimento do software;
  • para preparar um plano para a estrutura do projeto do software;
  • para garantir que o software saia a contento.
O material de ensino e aprendizado foi assim dividido: um guia de estudo, um livro obrigatório, 13 programas de televisão, exercícios e assistência via web, por email e telefone.
O guia de estudo ensina o que deve ser feito, unidade por unidade. Para cada unidade aprendida, o estudante tem os objetivos relatados no material de aprendizado - livro, programa de televisão e os correspondentes exercícios. 
O livro obrigatório detalha as partes fundamentais de cada objetivo de ensino e tem o conteúdo completado com os programas de televisão. Cada programa de televisão é um documentário relatando a aplicação prática de cada tópico aprendido. 
Para iniciar, o professor define os pré-requisitos, lista os objetivos instrucionais de cada programa de televisão e faz a união com os exercícios que o aluno deve fazer.
Os programas de televisão abordam detalhes de comentários, debates e relatos de profissionais da gerência de planejamento de software em indústrias, além da opinião de um dado professor, apresentado aquilo que não pode ser explicado de forma escrita. 
O conteúdo do material escrito, o livro, o guia de estudos e os exercícios são disponibilizados eletronicamente. Eles oferecem a oportunidade dos estudantes acesssarem as diferentes partes dos programas de televisão. Um estudante pode clicar em um dado objetivo e ver no computador a parte do programa de TV que seja pertinente. De outra forma, o esudante pode fazer uniões entre os objetivos do aprendizado e os programas de TV. Assim, o acesso de forma multimídia garante a oportunidade de assistir na TV o que se deseja e fazer exercícios pertinentes, permitindo ao estudante se aprimorar mais no que deseja de forma específica, de acordo com suas necessidades. 
O aprendizado de forma colaborativa também é uma realidade: através da rede, estudantes se ajudam mutuamente e trocam informações sobre os exercícios a serem realizados. 
 
3. Conclusões: 
 
Porque o aprendizado de técnicas de gerenciamento de projetos de software não é trivial, o uso de televisão, na forma de programas específicos foi importante. Houve aumento de aprendizado, motivação, troca de experiências, etc.