1. Introdução:
Geralmente, gerenciar um projeto de software e mesmo
o aprendizado de um projeto de software são tarefas árduas.
Os estudantes estão envolvidos com métodos e técnicas
e geralmente têm de realizar um dado projeto em tempos estabelecidos
e para tanto o processo deve ser dinâmico e não estático.
Um fator muito importante é que o estudante tenha consciência
da necessidade de planejamento e de que as falhas retardam o processo e
podem atrapalhar o desempenho do mesmo. O planejamento e o cumprimento
de prazos são essencias.
2. Conteúdo:
O curso de gerenciamento de projetos via televisão
é dividido em 13 unidades. Os objetivos instrucionais de cada unidade
são baseados nas tarefas profissionais que cada estudante deve performancear
no seu trabalho de pesquisa.
Exemplos são:
-
para propor soluções realistas que
serão necessárias durante o desenvolvimento do software;
-
para preparar um plano para a estrutura do projeto
do software;
-
para garantir que o software saia a contento.
O material de ensino e aprendizado foi assim dividido:
um guia de estudo, um livro obrigatório, 13 programas de televisão,
exercícios e assistência via web, por email e telefone.
O guia de estudo ensina o que deve ser feito, unidade
por unidade. Para cada unidade aprendida, o estudante tem os objetivos
relatados no material de aprendizado - livro, programa de televisão
e os correspondentes exercícios.
O livro obrigatório detalha as partes fundamentais
de cada objetivo de ensino e tem o conteúdo completado com os programas
de televisão. Cada programa de televisão é um documentário
relatando a aplicação prática de cada tópico
aprendido.
Para iniciar, o professor define os pré-requisitos,
lista os objetivos instrucionais de cada programa de televisão e
faz a união com os exercícios que o aluno deve fazer.
Os programas de televisão abordam detalhes
de comentários, debates e relatos de profissionais da gerência
de planejamento de software em indústrias, além da opinião
de um dado professor, apresentado aquilo que não pode ser explicado
de forma escrita.
O conteúdo do material escrito, o livro, o
guia de estudos e os exercícios são disponibilizados eletronicamente.
Eles oferecem a oportunidade dos estudantes acesssarem as diferentes partes
dos programas de televisão. Um estudante pode clicar em um dado
objetivo e ver no computador a parte do programa de TV que seja pertinente.
De outra forma, o esudante pode fazer uniões entre os objetivos
do aprendizado e os programas de TV. Assim, o acesso de forma multimídia
garante a oportunidade de assistir na TV o que se deseja e fazer exercícios
pertinentes, permitindo ao estudante se aprimorar mais no que deseja de
forma específica, de acordo com suas necessidades.
O aprendizado de forma colaborativa também
é uma realidade: através da rede, estudantes se ajudam mutuamente
e trocam informações sobre os exercícios a serem realizados.
3. Conclusões:
Porque o aprendizado de técnicas de gerenciamento
de projetos de software não é trivial, o uso de televisão,
na forma de programas específicos foi importante. Houve aumento
de aprendizado, motivação, troca de experiências, etc.
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