A Web e o aprendizado à distância: o que é apropriado e o que não é! 
 
1. Introdução: 
 
A web é geralmente citada como um novo meio de comunicação capaz de prover grandes oportunidades de melhoria no ensino à distância. Este artigo explora as motivações para tal desenvolvimento. O novo meio de comunicação definido pela Web se apresenta como uma nova oportunidade em potencial. Esta nova tecnologia tem sido usada por educadores para desenvolver alternativas viáveis de educação à distância. Entretanto, as lições aprendidas por práticas passadas ilustram as adversidades de abandonar velhas técnicas em função de meios novos. Barry Diller alerta para o que ele chama de reempacotar, como algo arriscado e que, não necessariamente traz grandes proveitos.  Para explorar as características da Web e suas possibilidades de aplicação no aprendizado à distância, necessitamos, primeiro examinar as capacidades oferecidas pela tecnologia e o seu uso de forma apropriada. É importante lembrar que a Web tem grande habilidade para o uso no aprendizado, visualização e entendimento de conceitos complexos. Este artigo é importante para os professores e pesquisadores envolvidos com ensino à distância. E ao longo do mesmo, a World Wide Web é entendida como um fenômeno de uso amplo e como a nova aresta para a aplicação em ensino à distância por ser uma ferramenta global - como nunca antes foi encontrada e pela forma simples, direta e interativa de sua linguagem. 
 
1.2. Audiência: 
 
Este documento foi escrito por educadores de ciência da computação. É esperança deste grupo que os esforços deste artigo sejam usados para a evolução da técnica. As abordagens básicas deste texto contribuirão para: 
- um melhor entendimento de quando é apropriado considerar a Web como uma alternativa;
- que equipamentos são mais adequados para este ou aquele fim - projetos particulares;
- o esforço requerido para criar um material de curso ou para colocar um curso online;
Há grande quantidade de decisões importantes que devem ser tomadas em projetos desta natureza, envolvendo os aspectos acima. 
 
1.3. Definições operacionais para aprendizado à distância: 
 
Antes de considerações sobre aprendizado, é importante considerar  dois componentes básicos do processo: o ensinar à distância e o aprender à distância. Em ordem, devemos analisar que a educação à distância inclui a troca de informações entre o professor e o estudante e entre estudante e outro estudante, e onde o estudante tem a responsabilidade principal de seu próprio aprendizado. Os diferentes passos de ensino e aprendizado devem ser levados em conta para a análise de como o meio de comunicação pode auxiliar. 
 
Componentes do aprendizado à distância: 
- o estudante está separado fisicamente do professor por uma parte de tempo;
- o aprendizado é influenciado por uma organização educacional que tem a responsabilidade de planejar e prepara o material de aprendizado e amparar o processo em si;
- o meio técnico - computador, vídeo, é usado para a troca de informações durante o processo;
- o estudante pode usar a comunicação de duas formas para se beneficiar com o diálogo;
- o estudante tem a responsabilidade por seu próprio aprendizado. 
 
Variedades do aprendizado à distância:
Diferentes variedades existem e podem ser descritas pela figura abaixo: 
 
Caixa A: situação em que o estudante e o professor nunca se encontram. Distância em tempo e lugar - por ex., uso da Web para distribuir material de curso e email para comunicação;
Caixa B: estudante e professor distantes em lugar e parcialmente distantes no tempo - por ex., ferramentas da Web para interação, tais como o chat do IRC e para uma dada comunicação específica ou para elucidar dúvidas do material do curso;
Caixa C: estudante e professor nunca estão no mesmo lugar e nunca se encontram no mesmo tempo - por ex., uso de vídeo conferência para leituras e estudantes são capazes de questionar o professor e de darem respostas em tempo real;
Caixa D: um curso dado no campus, onde se combinam leituras de classe com conferência eletrônica para perguntas e respostas;
Caixa E: vantagem de combinar aprendizado à distância com encontros face a face. 
 
1.3. Aprendizado à distância baseado na Web: 
 
"Um dos problemas fundamentais do aprendizado à distância é a tradicional ênfase colocada no acesso à informação. O processo de aquisição de conhecimento nos ambientes educacionais geralmente envolve interação. Entretanto, em ambientes de aprendizado à distância, o aspecto da educação é o mais difícil de ser definido." Um dos aspectos fudamentais do processo tem de ser a interação. A realimentação do aluno é essencial e não pode ser ignorada. Ele deve aceitar passivamente o conteúdo, a estrutura e o passo?? A Web remove alguns dos empecilhos mencionados, por facilitar, via ferramentas dos navegadores, a interação. Assim, podemos usá-la como um meio rico e poderoso no processo de aprendizado à distância. "A mais importante consideração para usar a tecnologia é o entendimento da interação efetiva que pode ocorrer e como ela pode ser suportada." 
 
2. Aspectos no aprendizado à distância: 
 
2.1. Considerações éticas: 
 
Muitos dos aspectos éticos para a Web já existem na forma tradicional e em métodos anteriores para ensino à distância. Alguns novos aspectos aparecem e também envolvem uma mudança de degrau para alguns artigos. Os aspectos éticos foram agrupados em 5 categorias: 
1. Institucionais, Sociais e Globais
2. Equivalência de produto - ou qualidade
3. Integridade do estudante, Confidencialidade e Segurança
4. Propriedades intelectuais, cópias e direito de propriedade
5. Efeito no ensino de profissões.
 
1. Institucionais, Sociais e Globais:
 
Novos grupos, marginais do processo de ensino tradicional podem se interessar em aprendizado pela Web, desde que tenham chances de acesso à mesma, por diversos fatores, tais como custo, tempo etc. Isto pode aumentar a competição entre os diversos estudantes, desde que instituições de elevado conceito se disponham a usar a Web para tais fins. 
 
2. Equivalência de produto 
 
É necessário garantir que o aluno que adquire um dado grau, tenha equivalência com o aluno que o faça pelo ensino convencional. Assim, tais instituições devem estar atentas à qualidade dos alunos, de forma global. Isto é especialmente verdadeiro para educação em Ciência da Computação. Havendo estudantes por outros métodos, o resultado final deve ser o mesmo. Este teste pode mostrar que o modo de ensinamento não afeta a performance final do estudante. Os instrumentos de avaliação devem ser padronizados. 
Uma revisão profissional dos materiais e dos métodos usados nos cursos, via Web, é necessária. Tal revisão tem aspectos importantes no resultado final do curso. 
 
3. Integridade do estudante: 
 
Os testes devem ser seguros, com identificação positiva do estudante para a evolução do processo. O trabalho de um estudante honesto pode ser prejudicado se a segurança não for levada em conta. Os mecanismos atuais de identificação podem ser suficientesa para tais fins. 
 
4. Propriedade Intelectual:
 
O respeito à propriedade intelectual deve ser mantido à luz da legislação. Professores não podem se apropriar de trabalhos de alunos e vice-versa. As instituições devem ter mecanismos de proteger legalmente as criações, evitando violações de qualquer espécie.  Para tanto, o acesso ao material de cursos pode ser restringido. 
 
5. Efeito no ensino de profissões
 
Que qualificações profissionais serão necessárias para desenvolver o ensino baseado na Web? 
 
2.2. Aspectos pedagógicos: 
 
Fundamentalmente, temos que resolver: 
Qual o papel do professor? 
Qual o papel dos estudantes? 
Como faremos o aprendizado à distância? 
A tecnologia está transformando o papel dos professores, que, passam a ser fontes de conhecimento. Ele deve saber o que pode ser feito, que opções existem, tal como um guia. Ele deve criar situações de aprendizado e prover oportunidades de comunicação. Projetar e apresentar o conteúdo continua sendo papel do professor. 
 
Os estudantes: 
 
Estudantes, usando a Web, poderão trabalhar individualmente ou em grupo. Eles podem trabalhar em seu próprio espaço e podem descobrir muita coisa por suas próprias pesquisas. Podem controlar: seleção de tópicos, estrutura do aprendizado, aquisição de conhecimento. Podem estar imersos em ambientes virtuais personalizados. 
 
O professor:
 
O professor poderá dispor de novas tecnologias para enriquecer cada estudante, usando vídeo, som, simulações, pode alterar a dinâmica do aprendizado do aluno. O uso de multimídia é recomendado. Yang e  Moore propõe as seguintes categorias para projeto: 
  • formato das informações;
  • uso de linguagens;
  • layouts de telas;
  • técnicas de detalhamento;
  • diretivas operacionais.
É importante lembrar que a Web possibilita espaço 3D. Por instância, um estudante pode ser colocado num campus virtual ou sala de aula para experimentar experiências de laboratório ou outras, não disponíveis em outras formas de aprendizado. Este sincronismo da navegação com espaços de diálogo provê múltiplas modalidades simultâneas. Em seguida, os ambientes podem conectar professores e diversos estudantes de uma só vez. Como comunicação assíncrona, temos o email. Assim, a Web oferece as duas modalidades de comunicação: síncrona e assíncrona. 
Como comunicação síncrona, um professor pode implantar horas de trabalho virtual - ao invés das horas de trabalho no escritório, onde o mesmo está num dado local e tempo especificado. Bjedov, Danke e Hearn  criaram um sistema destes, que opera assincronamente. As vantagens estão ligadas com a maior latitude para comunicações interpessoais e que um professor pode endereçar uma questão para múltiplos estudantes. 
 
Como evoluir?
 
 A discussão não fica completa sem a análise de como o aluno pode evoluir? Será que a tecnologia pode mesmo ser usada para ensinar ou só serve para transmissão? 
A Web pode certamente como um meio de transporte num determinado procedimento. Assim como a Universidade Aberta do Reino Unido, os estudantes mandam e recebem as suas atribuições eletrônicamente. Este processo é o mesmo para ambos os estudantes: convencionais e à distância.
 
2.3. O que desenvolver para ensino à distância baseado na Web: 
 
A. Grade de evolução do desenvolvimento do aprendizado: 
 
Aqui se discute como estimar os custo e esforços envolvidos com os materiais e projetos para  ensino à distância, via Web. O resultado apresentado foi conclusão das discussões dos pesquisadores e autores no ITiCSE´96. Foram levados em conta fatores de evolução e planejamento que são necessários para geração de produtos para este fim. A análise aqui apresentada é baseada no conceito de Lições. Uma Lição é definida como uma unidade de estudo que deve consistir de diversos componentes, tais como: leituras, laboratórios e/ou atribuições diversas. Se o curso é inteiramente baseado no ensino à distância, ele deve ser um conjunto de lições. A grade é dada na figura 2 abaixo e os pontos evolutivos são apresentados na figura 3, também abaixo: 
O eixo horizontal da grade da fig. 2 consiste de vários componentes de uma lição, enquanto o eixo vertical é uma apresentação de ferrramentas e de tecnologias que são disponíveis para o uso da Web. As ferramentas estão listadas em ordem ascendente de complexidade de tecnologia envolvida. 
 
B. Pontos de Evolução
 
A evolução de combinação entre os componentes e ferramentas pode ser listada em quatro categorias: 
  • custo de desenvolvimento
  • custo de acesso
  • custo dos estudantes
  • custo efetivo
Assim, podemos distinguir entre custo de hardware, software e outros. "Planejamento para desenvolvimento de projetos de ensino usando a Web não é algo trivial." Assim como em caso de softwares, um bom planejamento e a estimativa devem ser levados muito a sério. Um cuidado importante é analisar se a combinação está cerceada por custos de software e hardware e se isto não está definindo apenas uma translação de artifícios tradicionais para ambiente eletrônico, dispensando recursos que só a Web pode prover. 
 
2.4. Aspectos de qualidade nestes projetos: 
 
A divisão feita pelos autores para aspectos de qualidade envolve 3 fatores básicos: 
 
A. Qualidade do Processo: 
 
Analisada por eles como calcada em outros 3 aspectos: 
  • qualidade do planejamento inicial: o desenvolvedor deve acreditar na ferramenta e na sua adequação, com um planejajmento para desenvolvimento suportado por um modelo instrucional explicitamente baseado na Web;
  • qualidade da seleção de estudantes: quais estudantes têm potencial para serem ensinados pela Web;
  • qualidade dos elementos de administração: a atualização dos diversos elementos do curso de forma periódica e constante é de suma importância para o bom aprendizado.
B. Qualidade do conteúdo: 
 
Os cursos baseaados na Web devem apresentar o mesmo conteúdo dos cursos tradicionais, para que qualquer comitê avaliador tenha a mesma impressão. Além disto, é preciso estar atento para a necessidade constante de atualização dos cursos, para que os mesmos não caiam na obsolêscencia. Outro aspecto relacionado com este tópico é a qualidade da motivação e do processo de testes. Os cursos entregues pela Web devem ter exercícios e outros elementos projetados para interessar e motivar os estudantes. 
 
C. Qualidade de entrega: 
 
Aqui, temos aspectos humanos e tecnológicos. O aspecto tecnológico  da entrega está relacionado com o software em si, se o uso da tecnologia está complicado, os estudantes logo ficam desmotivados. Os aspectos humanos ainda são mais difíceis de serem avaliados, por se relacionarem com o que os autores chamam de "necessidade do estudante de sentir-se num grupo de estudo à distância". Isto pode depender do conteúdo da interação dos professores com os estudantes, tempo de contato, conferências  on-line etc. Alguns destes aspectos são subjetivos. 
 
3. Conclusões: 
 
3.1. Vantagens e Desvantagens do uso da Web para aprendizado à distância: 
 
Os autores apontam as seguintes vantagens: 
  • Acessibilidade: ela está acessível para professores melhor qualificados e que não estão presentes, para cursos em áreas remotas, para instrução em qualquer horário, para necessidades especiais, para informação remota e pesquisa computacional;
  • Independência de plataformas;
  • Transparente "mudança em modalidade": pode-se usar diversas modalidades, sem a mudança do equipamento;
  • Globalização dos cursos: possibilidade de interacionalização dos cursos, difundindo rapidamente novos conceitos e
  • Ênfase em criação de aprendizes como produtores: os aprendizes podem participar de forma ativa do processo.
E Desvantagens: 
  •  Custo de desenvolvimento: o custo associado com as ferramentas e pessoal qualificado ainda são muito altos. Assim, é necessário uma boa avaliação do custo em termos do número de alunos que serão atingidos;
  • Custo de equipamentos;
  • Aumento no tempo de acesso: com o aumento de usuários, este é um empecilho para a implementação;
  • Gerenciamento da deterioração do link: os links referenciados podem se deteriorar e devem ser monitorados constantemente;
  • Gerenciamento de violações de direitos autorais;
  • Gerenciamento da navegação: o aprendiz pode ficar perdido no ciberespaço;
  • Gerenciamento do julgamento das fontes de informação: o estudante deve ter orientação de que nem tudo o que está na Web é material crível;
  • Rápido tempo de vida dos componentes: a Web volatiliza os componentes de forma muito rápida, assim, constantemente modificações e adequações serão necessárias;
  • Incerteza do livre acesso a Web ser continuado: será queo livre acesso a Web não tem prazo para terminar??
3.2. O que é apropriado e o que não é: 
 
"O uso apropriado de aprendizado, usando a  Web será aquele em que ela  promoverá  ou mudará valores tradicionais da educação,  tais como qualidade, auto-aprendizado e flexibilidade. Usos inapropriados são tais que o gerenciamento administrativo pode resultar em produtos que não sejam tão bons quanto o ensino face a face." 
É importante ter em mente que alguns estudantes se dão melhor com aprendizado à distância que outras formas de aprendizado.
 
Usos apropriados: 
  • aumento do conjunto de estudantes que terão acesso a uma dada instituição;
  • A Web pode melhorar o tempo de aprendizado, quantidade e qualidade da comunicação
  • A Web torna possível a comunicação entre estudantes em locais diferentes e de pesquisadores que não se encontram com os estudantes.
Usos inadequados: 
  • Quando o contato face a face é muito importante;
  • Quando se acredita em redução de trabalho;
  • Quando se tem a ilusão de que pode-se transladar do método clássico para a Web imediatamente, as abordagens devem ser distintas;
  • Quando se acredita que será fácil montar um curso na Web, com pouco esforço, que será criado uma única vez.