1. Introdução:
A web é geralmente citada como um novo meio
de comunicação capaz de prover grandes oportunidades de melhoria
no ensino à distância. Este artigo explora as motivações
para tal desenvolvimento. O novo meio de comunicação definido
pela Web se apresenta como uma nova oportunidade em potencial. Esta nova
tecnologia tem sido usada por educadores para desenvolver alternativas
viáveis de educação à distância. Entretanto,
as lições aprendidas por práticas passadas ilustram
as adversidades de abandonar velhas técnicas em função
de meios novos. Barry Diller alerta para o que ele chama de reempacotar,
como algo arriscado e que, não necessariamente traz grandes proveitos.
Para explorar as características da Web e suas possibilidades de
aplicação no aprendizado à distância, necessitamos,
primeiro examinar as capacidades oferecidas pela tecnologia e o seu uso
de forma apropriada. É importante lembrar que a Web tem grande habilidade
para o uso no aprendizado, visualização e entendimento de
conceitos complexos. Este artigo é importante para os professores
e pesquisadores envolvidos com ensino à distância. E ao longo
do mesmo, a World Wide Web é entendida como um fenômeno
de uso amplo e como a nova aresta para a aplicação em ensino
à distância por ser uma ferramenta global - como nunca antes
foi encontrada e pela forma simples, direta e interativa de sua linguagem.
1.2. Audiência:
Este documento foi escrito por educadores de ciência
da computação. É esperança deste grupo que
os esforços deste artigo sejam usados para a evolução
da técnica. As abordagens básicas deste texto contribuirão
para:
- um melhor entendimento de quando é apropriado
considerar a Web como uma alternativa;
- que equipamentos são mais adequados para
este ou aquele fim - projetos particulares;
- o esforço requerido para criar um material
de curso ou para colocar um curso online;
Há grande quantidade de decisões importantes
que devem ser tomadas em projetos desta natureza, envolvendo os aspectos
acima.
1.3. Definições operacionais para aprendizado
à distância:
Antes de considerações sobre aprendizado,
é importante considerar dois componentes básicos do
processo: o ensinar à distância e o aprender à distância.
Em ordem, devemos analisar que a educação à distância
inclui a troca de informações entre o professor e o estudante
e entre estudante e outro estudante, e onde o estudante tem a responsabilidade
principal de seu próprio aprendizado. Os diferentes passos de ensino
e aprendizado devem ser levados em conta para a análise de como
o meio de comunicação pode auxiliar.
Componentes do aprendizado à distância:
- o estudante está separado fisicamente do
professor por uma parte de tempo;
- o aprendizado é influenciado por uma organização
educacional que tem a responsabilidade de planejar e prepara o material
de aprendizado e amparar o processo em si;
- o meio técnico - computador, vídeo,
é usado para a troca de informações durante o processo;
- o estudante pode usar a comunicação
de duas formas para se beneficiar com o diálogo;
- o estudante tem a responsabilidade por seu próprio
aprendizado.
Variedades do aprendizado à distância:
Diferentes variedades existem e podem ser descritas
pela figura abaixo:
Caixa A: situação em que o estudante e o professor nunca
se encontram. Distância em tempo e lugar - por ex., uso da Web para
distribuir material de curso e email para comunicação;
Caixa B: estudante e professor distantes em lugar e parcialmente distantes
no tempo - por ex., ferramentas da Web para interação, tais
como o chat do IRC e para uma dada comunicação específica
ou para elucidar dúvidas do material do curso;
Caixa C: estudante e professor nunca estão no mesmo lugar e nunca
se encontram no mesmo tempo - por ex., uso de vídeo conferência
para leituras e estudantes são capazes de questionar o professor
e de darem respostas em tempo real;
Caixa D: um curso dado no campus, onde se combinam leituras de classe com
conferência eletrônica para perguntas e respostas;
Caixa E: vantagem de combinar aprendizado à distância com
encontros face a face.
1.3. Aprendizado à distância baseado
na Web:
"Um dos problemas fundamentais do aprendizado à
distância é a tradicional ênfase colocada no acesso
à informação. O processo de aquisição
de conhecimento nos ambientes educacionais geralmente envolve interação.
Entretanto, em ambientes de aprendizado à distância, o aspecto
da educação é o mais difícil de ser definido."
Um dos aspectos fudamentais do processo tem de ser a interação.
A realimentação do aluno é essencial e não
pode ser ignorada. Ele deve aceitar passivamente o conteúdo, a estrutura
e o passo?? A Web remove alguns dos empecilhos mencionados, por facilitar,
via ferramentas dos navegadores, a interação. Assim, podemos
usá-la como um meio rico e poderoso no processo de aprendizado à
distância. "A mais importante consideração para usar
a tecnologia é o entendimento da interação efetiva
que pode ocorrer e como ela pode ser suportada."
2. Aspectos no aprendizado à distância:
2.1. Considerações éticas:
Muitos dos aspectos éticos para a Web já
existem na forma tradicional e em métodos anteriores para ensino
à distância. Alguns novos aspectos aparecem e também
envolvem uma mudança de degrau para alguns artigos. Os aspectos
éticos foram agrupados em 5 categorias:
1. Institucionais, Sociais e Globais
2. Equivalência de produto - ou qualidade
3. Integridade do estudante, Confidencialidade e
Segurança
4. Propriedades intelectuais, cópias e direito
de propriedade
5. Efeito no ensino de profissões.
1. Institucionais, Sociais e Globais:
Novos grupos, marginais do processo de ensino tradicional
podem se interessar em aprendizado pela Web, desde que tenham chances de
acesso à mesma, por diversos fatores, tais como custo, tempo etc.
Isto pode aumentar a competição entre os diversos estudantes,
desde que instituições de elevado conceito se disponham a
usar a Web para tais fins.
2. Equivalência de produto
É necessário garantir que o aluno que
adquire um dado grau, tenha equivalência com o aluno que o faça
pelo ensino convencional. Assim, tais instituições devem
estar atentas à qualidade dos alunos, de forma global. Isto é
especialmente verdadeiro para educação em Ciência da
Computação. Havendo estudantes por outros métodos,
o resultado final deve ser o mesmo. Este teste pode mostrar que o modo
de ensinamento não afeta a performance final do estudante. Os instrumentos
de avaliação devem ser padronizados.
Uma revisão profissional dos materiais e dos
métodos usados nos cursos, via Web, é necessária.
Tal revisão tem aspectos importantes no resultado final do curso.
3. Integridade do estudante:
Os testes devem ser seguros, com identificação
positiva do estudante para a evolução do processo. O trabalho
de um estudante honesto pode ser prejudicado se a segurança não
for levada em conta. Os mecanismos atuais de identificação
podem ser suficientesa para tais fins.
4. Propriedade Intelectual:
O respeito à propriedade intelectual deve
ser mantido à luz da legislação. Professores não
podem se apropriar de trabalhos de alunos e vice-versa. As instituições
devem ter mecanismos de proteger legalmente as criações,
evitando violações de qualquer espécie. Para
tanto, o acesso ao material de cursos pode ser restringido.
5. Efeito no ensino de profissões
Que qualificações profissionais serão
necessárias para desenvolver o ensino baseado na Web?
2.2. Aspectos pedagógicos:
Fundamentalmente, temos que resolver:
Qual o papel do professor?
Qual o papel dos estudantes?
Como faremos o aprendizado à distância?
A tecnologia está transformando o papel dos
professores, que, passam a ser fontes de conhecimento. Ele deve saber o
que pode ser feito, que opções existem, tal como um guia.
Ele deve criar situações de aprendizado e prover oportunidades
de comunicação. Projetar e apresentar o conteúdo continua
sendo papel do professor.
Os estudantes:
Estudantes, usando a Web, poderão trabalhar
individualmente ou em grupo. Eles podem trabalhar em seu próprio
espaço e podem descobrir muita coisa por suas próprias pesquisas.
Podem controlar: seleção de tópicos, estrutura do
aprendizado, aquisição de conhecimento. Podem estar imersos
em ambientes virtuais personalizados.
O professor:
O professor poderá dispor de novas tecnologias
para enriquecer cada estudante, usando vídeo, som, simulações,
pode alterar a dinâmica do aprendizado do aluno. O uso de multimídia
é recomendado. Yang e Moore propõe as seguintes categorias
para projeto:
-
formato das informações;
-
uso de linguagens;
-
layouts de telas;
-
técnicas de detalhamento;
-
diretivas operacionais.
É importante lembrar que a Web possibilita
espaço 3D. Por instância, um estudante pode ser colocado num
campus virtual ou sala de aula para experimentar experiências de
laboratório ou outras, não disponíveis em outras formas
de aprendizado. Este sincronismo da navegação com espaços
de diálogo provê múltiplas modalidades simultâneas.
Em seguida, os ambientes podem conectar professores e diversos estudantes
de uma só vez. Como comunicação assíncrona,
temos o email. Assim, a Web oferece as duas modalidades de comunicação:
síncrona e assíncrona.
Como comunicação síncrona, um
professor pode implantar horas de trabalho virtual - ao invés das
horas de trabalho no escritório, onde o mesmo está num dado
local e tempo especificado. Bjedov, Danke e Hearn criaram um sistema
destes, que opera assincronamente. As vantagens estão ligadas com
a maior latitude para comunicações interpessoais e que um
professor pode endereçar uma questão para múltiplos
estudantes.
Como evoluir?
A discussão não fica completa
sem a análise de como o aluno pode evoluir? Será que a tecnologia
pode mesmo ser usada para ensinar ou só serve para transmissão?
A Web pode certamente como um meio de transporte
num determinado procedimento. Assim como a Universidade Aberta do Reino
Unido, os estudantes mandam e recebem as suas atribuições
eletrônicamente. Este processo é o mesmo para ambos os estudantes:
convencionais e à distância.
2.3. O que desenvolver para ensino à distância
baseado na Web:
A. Grade de evolução do desenvolvimento
do aprendizado:
Aqui se discute como estimar os custo e esforços
envolvidos com os materiais e projetos para ensino à distância,
via Web. O resultado apresentado foi conclusão das discussões
dos pesquisadores e autores no ITiCSE´96. Foram levados em conta
fatores de evolução e planejamento que são necessários
para geração de produtos para este fim. A análise
aqui apresentada é baseada no conceito de Lições.
Uma Lição é definida como uma unidade de estudo
que deve consistir de diversos componentes, tais como: leituras, laboratórios
e/ou atribuições diversas. Se o curso é inteiramente
baseado no ensino à distância, ele deve ser um conjunto de
lições. A grade é dada na figura 2 abaixo e os pontos
evolutivos são apresentados na figura 3, também abaixo:
O eixo horizontal da grade da fig. 2 consiste de vários componentes
de uma lição, enquanto o eixo vertical é uma apresentação
de ferrramentas e de tecnologias que são disponíveis para
o uso da Web. As ferramentas estão listadas em ordem ascendente
de complexidade de tecnologia envolvida.
B. Pontos de Evolução
A evolução de combinação entre os componentes
e ferramentas pode ser listada em quatro categorias:
-
custo de desenvolvimento
-
custo de acesso
-
custo dos estudantes
-
custo efetivo
Assim, podemos distinguir entre custo de hardware, software e outros. "Planejamento
para desenvolvimento de projetos de ensino usando a Web não é
algo trivial." Assim como em caso de softwares, um bom planejamento e a
estimativa devem ser levados muito a sério. Um cuidado importante
é analisar se a combinação está cerceada por
custos de software e hardware e se isto não está definindo
apenas uma translação de artifícios tradicionais para
ambiente eletrônico, dispensando recursos que só a Web pode
prover.
2.4. Aspectos de qualidade nestes projetos:
A divisão feita pelos autores para aspectos
de qualidade envolve 3 fatores básicos:
A. Qualidade do Processo:
Analisada por eles como calcada em outros 3 aspectos:
-
qualidade do planejamento inicial: o desenvolvedor
deve acreditar na ferramenta e na sua adequação, com um planejajmento
para desenvolvimento suportado por um modelo instrucional explicitamente
baseado na Web;
-
qualidade da seleção de estudantes:
quais estudantes têm potencial para serem ensinados pela Web;
-
qualidade dos elementos de administração:
a atualização dos diversos elementos do curso de forma periódica
e constante é de suma importância para o bom aprendizado.
B. Qualidade do conteúdo:
Os cursos baseaados na Web devem apresentar o mesmo
conteúdo dos cursos tradicionais, para que qualquer comitê
avaliador tenha a mesma impressão. Além disto, é preciso
estar atento para a necessidade constante de atualização
dos cursos, para que os mesmos não caiam na obsolêscencia.
Outro aspecto relacionado com este tópico é a qualidade da
motivação e do processo de testes. Os cursos entregues pela
Web devem ter exercícios e outros elementos projetados para interessar
e motivar os estudantes.
C. Qualidade de entrega:
Aqui, temos aspectos humanos e tecnológicos.
O aspecto tecnológico da entrega está relacionado com
o software em si, se o uso da tecnologia está complicado, os estudantes
logo ficam desmotivados. Os aspectos humanos ainda são mais difíceis
de serem avaliados, por se relacionarem com o que os autores chamam de
"necessidade do estudante de sentir-se num grupo de estudo à distância".
Isto pode depender do conteúdo da interação dos professores
com os estudantes, tempo de contato, conferências on-line etc.
Alguns destes aspectos são subjetivos.
3. Conclusões:
3.1. Vantagens e Desvantagens do uso da Web para
aprendizado à distância:
Os autores apontam as seguintes vantagens:
-
Acessibilidade: ela está acessível
para professores melhor qualificados e que não estão presentes,
para cursos em áreas remotas, para instrução em qualquer
horário, para necessidades especiais, para informação
remota e pesquisa computacional;
-
Independência de plataformas;
-
Transparente "mudança em modalidade": pode-se
usar diversas modalidades, sem a mudança do equipamento;
-
Globalização dos cursos: possibilidade
de interacionalização dos cursos, difundindo rapidamente
novos conceitos e
-
Ênfase em criação de aprendizes
como produtores: os aprendizes podem participar de forma ativa do processo.
E Desvantagens:
-
Custo de desenvolvimento: o custo associado
com as ferramentas e pessoal qualificado ainda são muito altos.
Assim, é necessário uma boa avaliação do custo
em termos do número de alunos que serão atingidos;
-
Custo de equipamentos;
-
Aumento no tempo de acesso: com o aumento de usuários,
este é um empecilho para a implementação;
-
Gerenciamento da deterioração do link:
os links referenciados podem se deteriorar e devem ser monitorados
constantemente;
-
Gerenciamento de violações de direitos
autorais;
-
Gerenciamento da navegação: o aprendiz
pode ficar perdido no ciberespaço;
-
Gerenciamento do julgamento das fontes de informação:
o estudante deve ter orientação de que nem tudo o que está
na Web é material crível;
-
Rápido tempo de vida dos componentes: a Web
volatiliza os componentes de forma muito rápida, assim, constantemente
modificações e adequações serão necessárias;
-
Incerteza do livre acesso a Web ser continuado: será
queo livre acesso a Web não tem prazo para terminar??
3.2. O que é apropriado e o que não
é:
"O uso apropriado de aprendizado, usando a
Web será aquele em que ela promoverá ou mudará
valores tradicionais da educação, tais como qualidade,
auto-aprendizado e flexibilidade. Usos inapropriados são tais que
o gerenciamento administrativo pode resultar em produtos que não
sejam tão bons quanto o ensino face a face."
É importante ter em mente que alguns estudantes
se dão melhor com aprendizado à distância que outras
formas de aprendizado.
Usos apropriados:
-
aumento do conjunto de estudantes que terão
acesso a uma dada instituição;
-
A Web pode melhorar o tempo de aprendizado, quantidade
e qualidade da comunicação
-
A Web torna possível a comunicação
entre estudantes em locais diferentes e de pesquisadores que não
se encontram com os estudantes.
Usos inadequados:
-
Quando o contato face a face é muito importante;
-
Quando se acredita em redução de trabalho;
-
Quando se tem a ilusão de que pode-se transladar
do método clássico para a Web imediatamente, as abordagens
devem ser distintas;
-
Quando se acredita que será fácil montar
um curso na Web, com pouco esforço, que será criado uma única
vez.
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