Aprendendo via Internet - o impacto da rede mundial como um meio de comunicação no aprendizado à distância para estudantes de computação introdutória  
 
 
    Introdução e aspectos teóricos
     
    É de conhecimento geral que a Internet oferece modos flexíveis de aprendizado para uma grande variedade de estudantes, mas, há uma promessa de melhoria de aprendizado divulgada largamente, mas, sem uma séria pesquisa à respeito. A proposta de Reinhardt's, que tem um ponto de vista otimista à respeito do assunto, prediz um aumento de aprendizado pela tecnologia isolada, mas, pontos de vista moderados se questionam: a Internet em si pode afetar o aprendizado ou este aprendizado está ligado a outras estratégias que são utilizadas pelo meio? 
    Há diversos tipos de estudantes, que possuem atributos distintos, alguns com melhor pre-disposição, outros com pior. Em outras palavras, tais artifícios podem ser mais adequados para um certo grupo de estudantes que para outros. É crucial estabelecer quanto o meio de comunicação afeta o aprendizado, antes de prover novas tecnologias educacionais teóricas se elas não se adequam a necessidades para diversas representações e abordagens do aprendizado. 
    Esta questão séria afeta a Internet como meio de comunicação. Para proceder a análise, o processo foi dividido em 3 partes:
    - examinar o impacto da Internet;
    - examinar qualquer interação entre estildo de aprendizado e todas as grades de aprendizado - análise de estilos correlatos;
    - detectar quaisquer diferenças que possam sinalizar uma interação entre o estilo de aprendizado e o meio em questão - isto é, pode um atributo particular inclinar um estudante a melhor performance, usando comunicação eletrônica ou convencional.
     
    2 - Princípios: 
     
    A Universidade Aberta do Reino Unido é uma das maiores, no atendimento de estudantes universitários por todo o mundo - todos os formados são estudantes à distância. Ela não atende num campus específico. Material de aprendizado e atribuições são mandados por correio, a correspondência com o tutor pode ser feita por telefone e carta. Estudantes devem completar o conjunto de atribuições que são mandadas para o instrutor, de acordo com um procedimento definido
     
    3 - Projeto do Estudo
     
    3.1 - Tópicos:
     
    Para o estudo, dois grupos estudam o mesmo curso: Introdução a Computação - usando Pascal para projetos. Todos os estudantes são requisitados para o mesmo tipo de tarefas e usam o mesmo procedimento de administração. A diferença entre os grupos é o meio de comunicação durante o curso.
    Os estudantes convencionais usam o correio e o telefone para se comunicarem com seus instrutores. Atribuições são artigos mandados por correiom - ida e volta. 
    Os estudantes de Internet se comunicam com seus instrutores por e-mail e por Hypernews - sistema de conferência baseado na Web. Aqui os attachments definem as atribuições.
    Questionários são enviados para ambos os grupos - 200 do convencional e 250 da internet - voluntários - de forma a selecionar perfis semelhantes. As variáveis dependentes constituem a grade final de análise e as variáveis independentes são o meio de comunicação - isto é, Internet ou convencional.
     
    3.2 - Materiais: 
     
    Um questionário foi enviado para os estudantes para avaliar suas opiniões. Tal questionário tinha 6 seções: 
     
    O questionário acima - chamado de questionário de estilo de aprendizado apresenta as diferente preferências no perfil do aprendiz, caracterizando-o como:
    - Ativista: que gosta de novas experiência e de tarefas imediatas, voltados para implementações e mudanças - aprendem fazendo;
    - Refletivos: que analisam muito antes de concluir e postergam suas conclusões - aprendem refletindo;
    - Teorizadores: racionais, que adaptam as observações em teorias - aprendem pro sistemas, modelos e conceitos;
    - Pragmáticos: são pessoas de idéias, que colocam a teoria em prática, tomam decisões fazendo e resolvendo problemas. Estes aprendem por aplicação prática e por teoria.
    O questionário tem 80 atribuições, 20 para cada dos estilos de aprendizes. O questionário termina por encaixar o aprendiz em um dos perfis. Trata-se de um teste rápido e fácil de ser aplicado, tornando-o ideal para usar eletrônicamente ou por email.
    A análise final: a avaliação final é determinada por 50% em trabalhos e 50% por uma prova final. E esta avaliação foi usada como base para análise do aprendizado dos grupos. Há grande variação desta avaliação ano a ano e a mesma é avaliada por membros internos da universidade, de forma que se torne consistente e robusta para diversos estudantes e tutores. A mesma foi aplicada a todos os estudantes, de cada um dos grupos em avaliação.
     
    4 - Resultados e Conclusões: 
     
    Os resultados podem ser vistos na análise final de cada um dos grupos que é dada pela tabela abaixo: 
    Entretanto, o tamanho da amostragem em cada grupo é pequeno! Não há diferenças significantes em qualquer dos escores comparados. 
    Conclusões: não houve diferenças significativas no aprendizado entre os grupos, o que se pode avaliar como positivo é que no caso da Internet, a comunicação é mais rápida e agiliza o processo de troca de informações e de debates entre aprendiz e tutor. A rapidez é uma das principais contribuições deste meio de comunicação. O resultado desta experiência constata que o meio de comunicação não tem efeito significativo no aprendizado, mas podem facilitar a rapidez e a flexibilidade do aprendizado em si. O meio de comunicação sozinho não provê grandes mudanças no processo de aprendizado em qualquer dos seguintes aspectos: estilo de aprendizado, atributos do estudante.