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Introdução e aspectos teóricos
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É de conhecimento geral que a Internet oferece modos flexíveis
de aprendizado para uma grande variedade de estudantes, mas, há
uma promessa de melhoria de aprendizado divulgada largamente, mas, sem
uma séria pesquisa à respeito. A proposta de Reinhardt's,
que tem um ponto de vista otimista à respeito do assunto, prediz
um aumento de aprendizado pela tecnologia isolada, mas, pontos de vista
moderados se questionam: a Internet em si pode afetar o aprendizado ou
este aprendizado está ligado a outras estratégias que são
utilizadas pelo meio?
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Há diversos tipos de estudantes, que possuem atributos distintos,
alguns com melhor pre-disposição, outros com pior. Em outras
palavras, tais artifícios podem ser mais adequados para um certo
grupo de estudantes que para outros. É crucial estabelecer quanto
o meio de comunicação afeta o aprendizado, antes de prover
novas tecnologias educacionais teóricas se elas não se adequam
a necessidades para diversas representações e abordagens
do aprendizado.
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Esta questão séria afeta a Internet como meio de comunicação.
Para proceder a análise, o processo foi dividido em 3 partes:
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- examinar o impacto da Internet;
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- examinar qualquer interação entre estildo de aprendizado
e todas as grades de aprendizado - análise de estilos correlatos;
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- detectar quaisquer diferenças que possam sinalizar uma interação
entre o estilo de aprendizado e o meio em questão - isto é,
pode um atributo particular inclinar um estudante a melhor performance,
usando comunicação eletrônica ou convencional.
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2 - Princípios:
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A Universidade Aberta do Reino Unido é uma
das maiores, no atendimento de estudantes universitários por todo
o mundo - todos os formados são estudantes à distância.
Ela não atende num campus específico. Material de aprendizado
e atribuições são mandados por correio, a correspondência
com o tutor pode ser feita por telefone e carta. Estudantes devem completar
o conjunto de atribuições que são mandadas para o
instrutor, de acordo com um procedimento definido
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3 - Projeto do Estudo
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3.1 - Tópicos:
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Para o estudo, dois grupos estudam o mesmo curso:
Introdução a Computação - usando Pascal para
projetos. Todos os estudantes são requisitados para o mesmo tipo
de tarefas e usam o mesmo procedimento de administração.
A diferença entre os grupos é o meio de comunicação
durante o curso.
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Os estudantes convencionais usam o correio e o telefone
para se comunicarem com seus instrutores. Atribuições são
artigos mandados por correiom - ida e volta.
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Os estudantes de Internet se comunicam com seus instrutores
por e-mail e por Hypernews - sistema de conferência baseado na Web.
Aqui os attachments definem as atribuições.
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Questionários são enviados para ambos
os grupos - 200 do convencional e 250 da internet - voluntários
- de forma a selecionar perfis semelhantes. As variáveis dependentes
constituem a grade final de análise e as variáveis independentes
são o meio de comunicação - isto é, Internet
ou convencional.
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3.2 - Materiais:
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Um questionário foi enviado para os estudantes
para avaliar suas opiniões. Tal questionário tinha 6 seções:
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O questionário acima - chamado de questionário de estilo
de aprendizado apresenta as diferente preferências no perfil do aprendiz,
caracterizando-o como:
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- Ativista: que gosta de novas experiência e de tarefas imediatas,
voltados para implementações e mudanças - aprendem
fazendo;
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- Refletivos: que analisam muito antes de concluir e postergam suas conclusões
- aprendem refletindo;
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- Teorizadores: racionais, que adaptam as observações em
teorias - aprendem pro sistemas, modelos e conceitos;
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- Pragmáticos: são pessoas de idéias, que colocam
a teoria em prática, tomam decisões fazendo e resolvendo
problemas. Estes aprendem por aplicação prática e
por teoria.
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O questionário tem 80 atribuições, 20 para cada dos
estilos de aprendizes. O questionário termina por encaixar o aprendiz
em um dos perfis. Trata-se de um teste rápido e fácil de
ser aplicado, tornando-o ideal para usar eletrônicamente ou por email.
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A análise final: a avaliação final é
determinada por 50% em trabalhos e 50% por uma prova final. E esta avaliação
foi usada como base para análise do aprendizado dos grupos. Há
grande variação desta avaliação ano a ano e
a mesma é avaliada por membros internos da universidade, de forma
que se torne consistente e robusta para diversos estudantes e tutores.
A mesma foi aplicada a todos os estudantes, de cada um dos grupos em avaliação.
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4 - Resultados e Conclusões:
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Os resultados podem ser vistos na análise
final de cada um dos grupos que é dada pela tabela abaixo:
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Entretanto, o tamanho da amostragem em cada grupo é pequeno! Não
há diferenças significantes em qualquer dos escores comparados.
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Conclusões: não houve diferenças significativas
no aprendizado entre os grupos, o que se pode avaliar como positivo é
que no caso da Internet, a comunicação é mais rápida
e agiliza o processo de troca de informações e de debates
entre aprendiz e tutor. A rapidez é uma das principais contribuições
deste meio de comunicação. O resultado desta experiência
constata que o meio de comunicação não tem efeito
significativo no aprendizado, mas podem facilitar a rapidez e a flexibilidade
do aprendizado em si. O meio de comunicação sozinho não
provê grandes mudanças no processo de aprendizado em qualquer
dos seguintes aspectos: estilo de aprendizado, atributos do estudante.
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